MP do Ceará sediará II Fórum de Gestão da Fauna Silvestre no Ceará

MP do Ceará sediará II Fórum de Gestão da Fauna Silvestre no Ceará

O Ministério Público do Ceará vai sediar, entre os dias 23 e 25 de junho, o II Fórum de Gestão da Fauna Silvestre do Estado do Ceará, com o tema “Das Diretrizes ao Fortalecimento Interinstitucional”. O evento ocorrerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, e reunirá especialistas, gestores públicos e a sociedade civil para debater políticas de preservação e manejo de espécies nativas. Interessados em participar devem se inscrever previamente pela plataforma de cursos da ESMP/Ceaf.

Nos dias 23 e 24 de junho, das 8h30 às 17h, o evento é voltado para gestores e servidores públicos que atuam na área ambiental, além de membros e servidores do MP do Ceará. O objetivo é discutir ações de fiscalização e manejo para a proteção da biodiversidade cearense, que conta com mais de 3.800 espécies catalogadas.

Já no dia 25, o fórum é aberto ao público e será realizado das 8h às 17h. A palestra abordará estratégias de convivência e manejo para equilibrar preservação e crescimento urbano das capivaras, espécie que voltou a se estabelecer no ambiente urbano, depois de ser considerada extinta localmente.

O evento consolida discussões técnicas de três pré-fóruns e culminará na assinatura de uma Carta de Intenções, que estabelece diretrizes para fortalecer instituições locais, otimizar a fiscalização e ampliar a educação ambiental.

O fórum é uma realização conjunta entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MP do Ceará), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/CE), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e Secretaria Estadual de Proteção Animal (Sepa).

Serviço – II Fórum de Gestão da Fauna Silvestre do Estado do Ceará
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/

Data: 23 e 24/06/2026-
Público-alvo: Gestores e servidores públicos que atuam na área ambiental e membros e servidores do MPCE.
Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 17h
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, Avenida General Afonso Albuquerque Lima, 130, bairro Cambeba
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/
Modalidade: Presencial

Data: 25/06/2026
Público-alvo: Aberto ao público
Horário: 8h às 12h e 14h às 17h
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, Avenida General Afonso Albuquerque Lima, 130, bairro Cambeba
Modalidade: Presencial
(Não haverá emissão de certificado)