MP Eleitoral orienta que Prefeitura não utilize “Festa dos Pais de Milhã” para promover candidatos ou partidos 

MP Eleitoral orienta que Prefeitura não utilize “Festa dos Pais de Milhã” para promover candidatos ou partidos 

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria da 55ª Zona, expediu uma recomendação nessa quinta-feira (15/08) para que o prefeito de Milhã, Luiz Alan Pinheiro Macêdo, não utilize o evento “Festa dos Pais de Milhã” para promover candidatos ou partidos. O prefeito é candidato à reeleição e a festa organizada pela Prefeitura será nesta sexta-feira (16/08), primeiro dia de propaganda eleitoral, com apresentação de atrações musicais. A recomendação também foi direcionada aos agentes públicos envolvidos na organização e aos artistas contratados.  

Na recomendação, o MP Eleitoral orienta que, no evento, os agentes públicos e os artistas se abstenham de proferir ao público quaisquer citações, elogios, cumprimentos, agradecimentos ou outro ato de promoção de integrantes da Prefeitura, de vereadores, de candidatos e de dirigentes de partidos. Outro pedido do Ministério Público é para que, durante a festa, não sejam utilizados camisetas, bonés, abadás ou quaisquer itens com pedido explícito ou implícito de votos, números ou símbolos de candidato ou de partido político. 

Conforme o Ministério Público, a utilização do evento para promover candidatos ou partidos pode caracterizar abuso de poder econômico ou político, dependendo da origem dos recursos utilizados para custeá-lo, sujeitando o responsável ou beneficiário à cassação do registro ou do diploma, além de inelegibilidade para as eleições que se realizarem no período dos oito anos seguintes.  

Lívia Priscilla

Secretaria de Comunicação | Ministério Público do Estado do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

imprensa@mpce.mp.br