MPCE consegue na Justiça transferência de idosa de Jaguaribe para fazer tratamento de saúde adequado em Fortaleza 

MPCE consegue na Justiça transferência de idosa de Jaguaribe para fazer tratamento de saúde adequado em Fortaleza 

Após a Justiça deferir liminar, a pedido Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a idosa M.N.P, que tem 93 anos e mora em Jaguaribe, foi transferida, na última quinta-feira (14/03), para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza, para fazer tratamento para Hemorragia Digestiva Alta (HDA). A paciente estava internada no Hospital Municipal de Jaguaribe com sintomas como dor abdominal e sangramento gastrointestinal, mas a unidade de saúde não apresentava o suporte necessário para realizar o tratamento de forma apropriada. 

Após a hospitalização, o nome da paciente foi incluído na fila de espera da Central de Regulação do Estado do Ceará no dia 4 de março. Dois dias depois, o promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Jaguaribe, David Dias de Castro Machado, ingressou com Ação Civil Pública com pedido de Tutela de Urgência requerendo o acolhimento de M.N.P em uma unidade hospitalar que pudesse fornecer o tratamento adequado. A medida foi tomada após a filha da idosa recorrer ao Ministério Público e solicitar a intervenção do órgão. 

No entanto, diante do agravamento do estado clínico de M.N.P nos dias seguintes, o promotor de Justiça David Dias de Castro Machado se manifestou novamente perante a Justiça na última segunda-feira (11/03), destacando a piora do quadro da paciente e a necessidade de transferência o mais rápido possível. Na terça-feira (12/03), a Justiça acatou o pedido e determinou que o Governo do Estado do Ceará providenciasse, em até 48 horas, a transferência da paciente.  

Marta Bruno

Secretaria de Comunicação | Ministério Público do Estado do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

imprensa@mpce.mp.br