Com o tema “Todos a Bordo”, o Núcleo de Modernização e Gestão do Estágio (Numge) promoveu, nesta sexta-feira (06/02), uma manhã de acolhimento aos estagiários e residentes que iniciaram as atividades no MP do Ceará este ano. O encontro, aberto pelo procurador-geral de Justiça Herbet Santos, ocorreu no Plenário dos Órgãos Colegiados, na sede da PGJ, com transmissão ao vivo para as comarcas do interior.
“Este é um momento de troca de experiências e aprendizados que certamente ficará marcado na trajetória de cada um. Como ex-estagiário, sei que vocês lembrarão deste período no futuro. É apenas o começo de uma longa caminhada”, afirmou o pgj. Ele também destacou que a atuação dos estagiários e residentes fortalece o compromisso do MP do Ceará com uma gestão mais eficiente e inclusiva.
O coordenador do Numge, promotor de Justiça Sergio Louchard, apresentou a atuação do MPCE e reforçou o propósito do encontro. “O ‘Todos a Bordo’ marca o início de um novo momento de aprendizado. Recebê-los no Ministério Público engrandece a instituição. Estagiários e residentes chegam para somar forças e contribuir para que possamos fazer o melhor em defesa da sociedade”, disse Louchard. A programação incluiu ainda apresentação sobre temas administrativos de interesse dos estagiários e residentes.
O evento também contou com a presença dos subprocuradores-gerais de Justiça Iran Sírio (Institucional), Luis Laércio (Jurídico) e Diassis Diniz (Administração), além de membros da Administração Superior. Também participaram a Secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Jacqueline Lima, e integrantes da equipe de Estágio do órgão.

Depoimentos
O entusiasmo dos estagiários e residentes marcou o primeiro “Todos a Bordo”. Para a estagiária Ligia Castelo, este novo momento está sendo único: “em uma semana, já adquiri conhecimentos de um semestre”. A estudante de Direito, que atuará na comarca de Maranguape, lembrou de momentos da seleção. “Eu atualizava o site todo instante, para saber se havia passado. Quando vi o resultado, fiquei muito feliz. Com o chamado para iniciar o estágio, essa felicidade duplicou”, enfatizou.
O estagiário da Secretaria de Administração (Sead), Diego Carmo, avaliou a relevância da iniciativa. “Foi um momento importante para tirar dúvidas, especialmente voltadas a aspectos operacionais e técnicos. O evento atendeu à expectativa de sermos bem recepcionados pelo Numge”, disse.
Já para a residente Brenda Oliveira, o evento marcou um novo início na instituição. “Depois de dois anos como estagiária de graduação e de finalizar o curso de Direito, retorno como residente para esta instituição, que tem o meu coração. Essa recepção foi essencial, de muito aprendizado e nos deu a oportunidade de conhecer o novo núcleo, a coordenação e toda a equipe”, destacou.