Faça Aqui a sua busca

Operação do MP contra integrantes de facção criminosa de origem paulista cumpre mandados de prisão em Fortaleza

O Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou, na tarde desta sexta-feira (30/01), operação para cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário Cearense, na capital. Dois integrantes de uma facção criminosa foram presos. A ação é resultado de denúncia apresentada pelo Gaeco à Vara de Delitos de Organizações Criminosas, com base em investigação que apura a atuação, em Fortaleza, de integrantes da organização criminosa de origem paulista, com ramificações no Ceará.

De acordo com as investigações, o principal alvo exercia função de liderança dentro da organização, sendo um dos responsáveis pela coordenação geral do sistema. Entre as condutas atribuídas ao investigado está a tentativa de mitigar o controle estatal no interior de Unidades Prisionais do Estado do Ceará. As apurações também apontam que ele, em conjunto com outros membros do grupo, praticava de forma habitual o crime de tráfico de drogas.

A operação contou com o apoio das forças de segurança pública e tem como objetivo aprofundar a colheita de provas, desarticular a atuação da organização criminosa e responsabilizar criminalmente os envolvidos, reforçando o compromisso do Ministério Público do Estado do Ceará no enfrentamento ao crime organizado e na preservação da ordem pública e do sistema prisional.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br