Durante visita ao gabinete do procurador-geral de Justiça Plácido Barroso Rios, o novo secretário das Cidades (SCidades), Jesualdo Farias, e o secretário Executivo da pasta, Ronaldo Borges, reforçaram a necessidade de parceria entre as duas instituições na resolução de questões importantes para o Estado do Ceará. Dentre os assuntos discutidos, predominou a temática da segurança e do tráfico de drogas nos residenciais construídos pela SCidades em Fortaleza.
Para o secretário Jesualdo Farias, a principal medida para combater essa questão é unir os setores de inteligência dos diferentes órgãos – Justiça, Ministério Público e Polícias – para poder identificar e mitigar o problema da violência e do tráfico de drogas. “Colocamos a nossa Secretaria à disposição para um diálogo permanente em busca da solução desses problemas que são hoje preocupantes e que dizem respeito às pessoas menos favorecidas”, disse o secretário das Cidades.
Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça Plácido Rios destacou que a Instituição continuará atenta aos graves problemas de moradia no Estado e que a aproximação da Secretaria com o MPCE propiciará um trabalho articulado e eficaz neste campo de ação, reafirmando a importância da união já existente entre as duas instituições em prol do povo cearense.
Secretário reúne-se com Núcleo de Conflitos Fundiários
Aproveitando a visita, o novo secretário reuniu-se também com o Núcleo de Conflitos Fundiários e Defesa da Habitação e reforçou a necessidade de firmar parceria com o MPCE para atender às demandas habitacionais das famílias a serem reassentadas pelo Poder Público, principalmente as prejudicadas pelas obras relacionadas ao Veículos Leves sobre os Trilhos (VLT).
O secretário das Cidades firmou compromisso de melhoria na atuação em conjunto com as demais Secretarias de Estado, como a Secretaria da Infraestrutura (SEINFRA), para buscar não apenas celeridade da construção e entrega de unidades habitacionais às famílias, mas o próprio avanço para finalização das obras, sustentando previsão de término para o trecho Parangaba-Santos Dumont até o final de 2017.
Na ocasião, o coordenador de Habitação da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará (SCidades), Waldemar Pereira, assegurou que, no momento, cinco empreendimentos estão em andamento para aprovação do projeto técnico e para assinatura dos contratos, apresentando o projeto no Aldaci Barbosa como o mais avançado e prestes a ser iniciado.
Segundo o secretário executivo da SCidades, Ronaldo Borges, uma mensagem do governador Camilo Santana já foi encaminhada à Assembleia Legislativa para que seja implementado aumento no valor do Aluguel Social para as famílias que ainda não foram contempladas com as unidades habitacionais. Participaram da reunião, os promotores de Justiça do Núcleo de Conflitos Fundiários e Defesa da Habitação Giovana de Melo Araújo, José Cleverlânio Pereira da Silva e Marcelo Yuri Moreira Martins.