Os idosos do abrigo Olavo Bilac, localizado no bairro São Gerardo, receberam visita especial de um grupo de crianças da creche Amadeu Barros Leal, na manhã do dia 26 de outubro. A iniciativa foi coordenada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com idealização e operacionalização dos promotores da 17ª e 19ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Pessoa Idosa. A visita foi acompanhada pelos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) e Infância e Juventude (CAOPIJ).
A ideia surgiu sobre a importância de gerar trocas entre crianças e idosos institucionalizados. Para o promotor de Justiça Alexandre Alcântara, idealizador da iniciativa, o encontro foi benéfico para as duas gerações. “Tanto para os idosos, já que traz reminiscências da sua própria infância, recordações dos seus filhos e netos. Traz alegria para o abrigo. E também para as crianças compreenderem e terem contato com pessoas mais velhas, que têm idade de serem seus avós. A ação aproxima essas gerações em busca de um convívio harmonioso”, destaca Alexandre Alcântara.
Para a promotora de Justiça Magda Kate, titular da 19ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Pessoa Idosa, os encontros intergeracionais são importantes para criar nas crianças e jovens a cultura do respeito ao idoso, garantindo a sua participação na comunidade, a convivência familiar harmônica, com respeito e dignidade – direitos fundamentais da pessoa idosa. “E, dessa forma, eliminando qualquer forma de discriminação ou preconceito aos cidadãos idosos”, complementa a promotora de Justiça.
A expectativa do MPCE é que ações semelhantes se propaguem tanto em Fortaleza, como no Interior do Estado.