MPCE participa de roda de conversa com as comissões de maus tratos dos hospitais de Fortaleza


27.08.18.Roda.conversa.ESMP.siteO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Fortaleza, participou na manhã desta segunda-feira (27/08) de roda de conversa com as comissões de maus tratos dos hospitais de Fortaleza. Estiveram presentes a promotora de Justiça Antônia Lima Sousa, conselheiros tutelares, integrantes das comissões e gestores.

O encontro teve como objetivo fazer um entrosamento entre todos os membros das comissões nos hospitais em Fortaleza, entendendo as atribuições de cada um destes atores sociais. Segundo a promotora de Justiça Antônia Lima, deve haver participação do Conselho se há situação de violência ou grave ameaça relacionada à violação de direitos da criança que está institucionalizada e em tratamento de saúde. Em caso negativo, é necessário provocar o Conselho para que se possa averiguar a existência de negligência da família. A promotora ressalta que essa rotina precisa ser compartilhada com todas as comissões a fim de haver uma sintonia de trabalho.

A roda de conversa foi a metodologia encontrada para facilitar o diálogo entre integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente. Essa necessidade foi percebida após as inspeções feitas pelo MPCE nas sedes dos Conselhos Tutelares durante os meses de março e abril, bem como audiência pública realizada em julho. Após a avaliação das duas primeiras rodas, serão agendadas mais duas edições no mês de setembro.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br