A ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), procuradora de Justiça Vera Maria Fernandes Ferraz, participa nesta quinta-feira (27/06) do segundo dia da etapa presencial do Programa de Certificação em Ouvidoria do Ministério Público. A capacitação, que começou nessa quarta (26/06), ocorre no Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF. O evento é uma parceria entre o CNMP e a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público.
A ouvidora do MPCE vai expor sobre os trabalhos, ora realizados, bem como os resultados, por ocasião do encerramento do evento. Além da ouvidora-geral do MPCE e de ouvidores de outros estados brasileiros, a etapa presencial de Programa de Certificação em Ouvidoria do CNMP contou com a participação do ouvidor nacional do Ministério Público, Erick Venâncio e do presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público (CNOPM), Héverton de Aguiar.
Nesta quinta, a capacitação contará com formação sobre os assuntos: preparação e estruturação do atendimento; linguagem escrita e atendimento por telefone; facilitação de diálogos em Ouvidoria; e atendimento a pessoa com transtorno psiquiátrico. No primeiro dia do evento, a programação contou com palestras sobre os seguintes temas: panorama normativo do atendimento ao público no Ministério Público; competências necessárias ao atendimento ao público; tipos, elementos e ferramentas de comunicação; e técnicas de comunicação no atendimento presencial.
O Programa de Certificação em Ouvidoria para o Ministério Público tem por objetivo fortalecer, ampliar e aprimorar a atuação da Ouvidoria Nacional do Ministério Público capacitando os membros, servidores e colaboradores das Ouvidorias do MP brasileiro. A capacitação é uma das ações do acordo recentemente firmado entre o CNMP e a Controladoria-Geral da União (CGU). A certificação em Ouvidoria será concedida a quem finalizou os quatro cursos oferecidos em modalidade à distância e, por fim, houver participado do módulo presencial.
*Com informações do Conselho Nacional do Ministério Público