O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio das Organizações da Sociedade Civil, Civel e do Consumidor (Caoscc), realizou, nesta terça-feira (09/07), o I Seminário de Comunicação do Terceiro Setor. Realizado no auditório dos Centros de Apoio Operacionais do MPCE, o evento teve como público-alvo representantes de organizações do terceiro setor e discutiu a importância e os aspectos práticos da comunicação.
Durante a abertura do seminário, a coordenadora do Caoscc e promotora de Justiça Rita d’Alva Martins Rodrigues destacou a relevância da comunicação como forma de fortalecer as entidades do terceiro setor e apresentar à sociedade as ações realizadas por essas organizações. “Hoje a gente quer ter uma conversa sobre a importância da comunicação para fazer uma prestação de contas dos trabalhos com a sociedade de maneira clara, simples e objetiva. Além disso, mostrar instituições que já tenham uma comunicação boa e também ferramentas, com a ideia de criar uma plataforma aberta para que eles possam colocar todo o material e fazer o fortalecimento da rede com o público”, ressaltou.
A primeira mesa do evento teve como tema a importância da comunicação e foi comandada pelo assessor de imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace), Alberto Perdigão. O jornalista contextualizou a comunicação brasileira, o acesso do público aos meios de comunicação, discutiu a democratização da mídia e explicou a diferença entre comunicação comunitária e alternativa.
Com o tema Comunicar para Mobilizar, a segunda mesa contou com a participação da representante do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Gecíola Fonseca. Ela abordou aspectos práticos da comunicação no dia-a-dia, como o posicionamento da entidade nas redes sociais, a disputa de narrativas no ambiente digital e como atingir o seu público a partir de suas causas.
Durante a tarde, Beatriz Azevedo, representante do Instituto Verdeluz, e Jonab Fernandes, que representou a Casa de Vovó Dedé, apresentaram casos práticos de estratégias de comunicação utilizadas pelas duas instituições. O seminário contou, ainda, com a participação de Francisco Arrais, diretor de criação da empresa Café Novo Comunicação, que falou sobre o poder da comunicação na mobilização de apoios. Para encerrar o evento, Gecíola Fonseca comandou a mesa Uso de ferramentas gratuitas para comunicação das organizações, com a apresentação e aplicação de ferramentas aos presentes.
Para Monique Oliveira, jornalista e sócia de uma empresa de assessoria de comunicação, o seminário aborda uma temática relevante, mas que ainda é pouco discutida. “Essa é uma temática fundamental, principalmente, nesse contexto do país em que está sendo debatida a questão da união, do fortalecimento e da profissionalização. O auditório tá lotado, isso reforça a importância do tema. A gente vê essa carência, essa falta de profissionalização na comunicação e, por isso, a gente deve estudar para trabalhar e levar essa ajuda. Nós, que somos profissionais de comunicação”, comentou.
Já Cosme Costa Lima, representante da Ação Cearense de Combate à Corrupção e a Impunidade (Acecci), o seminário é uma iniciativa necessária, por fortalecer as organizações sociais do terceiro setor. “Estamos sempre em interlocução com o Caoscc e participando desses eventos de formação para as organizações sociais do terceiro setor. Para nós, é muito importante, porque vai fortalecer, formar e desenvolver melhor as entidades. Isso é fundamental para termos conhecimento sobre como organizar e como apresentar editais”, enfatizou.