Foi renovada, nesta quarta-feira (18/09), a parceria entre o Ministério Público do Ceará (MPCE), Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Governo e Defensoria Pública do Estado para dar continuidade à atuação do Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica (Nuah), em Fortaleza.
Assinaram o termo de cooperação a procuradora-geral de Justiça do Estado, em exercício, Suzanne Pompeu; o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo; a defensora pública-geral do Ceará, Mariana Lobo; o secretário executivo da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Ceará, Maiquel Cavalcante; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo; a titular do Juizado da Mulher de Fortaleza, juíza Rosa Mendonça; e a integrante do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom) do MPCE, promotora de Justiça Roberta Alves. O promotor de Justiça Régio Lima Vasconcelos, assessor de Desenvolvimento Institucional da Procuradoria Geral de Justiça, também acompanhou o momento.
A finalidade de trabalho é buscar a responsabilização dos ofensores, reduzir os casos de reincidência e prevenir os crimes contra a mulher. É feito um acompanhamento psicossocial e jurídico, além de ações socioeducativas com grupos de reflexão e oficinas. O Nuah, que é uma ação do Judiciário cearense, existe desde 2010. Nesse período, atendeu a cerca de 800 homens, dos quais 510 permaneceram de seis a 12 meses.
Fonte: Ascom TJCE.