MPCE promove palestras do Propoa em Maracanaú e Canindé


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), vai realizar seis palestras do Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (Propoa), sendo a primeira nesta quinta-feira (07/11), às 8h30, em Maracanaú. Os encontros têm como intuito orientar os consumidores, produtores e comerciantes sobre a importância de produzir e consumir alimentos seguros, com a finalidade de garantir e preservar a saúde dos consumidores. As palestras acontecem na Secretaria de Saúde de Maracanaú nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro, além de 5 de dezembro, bem como na Escola E.E.E.P. José Vidal Alves, em Canindé, em 12 de novembro.

Cada palestra será realizada por um profissional diferente e a equipe do Decon também estará presente para orientar consumidores e fornecedores sobre a importância do consumo saudável dos produtos de origem animal e os riscos de consumir um produto inadequado. As palestras em Maracanaú serão proferidas pelos veterinários Adrianne Paixão, Ives Tavares, José Filho, Marcondes Chaves e Hellen Araújo e serão direcionadas aos fiscais sanitários da Prefeitura. Já o evento em Canindé terá a participação do veterinário Marcondes Chaves e é aberto ao público.

A importância da qualidade e inspeção sanitária dos produtos de origem animal, a legislação, a responsabilidade do produtor e do consumidor e a importância da aprovação e instalação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal serão temas tratados durante o encontro, além de dicas para os consumidores sobre como armazenar e transportar esses produtos durante a compra.

Sobre o projeto

Com viés educativo, o Propoa foi lançado em 4 de setembro de 2018 e tem como objetivo orientar os consumidores, produtores e comerciantes sobre a segurança dos alimentos de origem animal e a correta procedência e identificação dos produtos, visando à integridade da saúde da população e a diminuição da incidência de produtos de origem animal clandestinos no Ceará. No ano passado, foram realizadas palestras em Camocim, Caucaia, Fortaleza, Granja, Limoeiro do Norte, Maranguape e Morada Nova.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (Seapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE).

SERVIÇO

Palestras do PROPOA
Maracanaú – 1ª palestra
Palestrante: Adrianne Paixão
Quando? 7 de novembro, às 8h30
Onde? Auditório da Secretaria da Saúde de Maracanaú (Av. II, 150, Jereissati I).

Canindé
Palestrante: Marcondes Chaves
Quando? 12 de novembro, às 9h10
Onde? Escola E.E.E.P. José Vidal Alves. Av. Luciano Magalhães, Santa Luiza.

Maracanaú – 2ª palestra
Palestrante: Ives Tavares
Quando? 14 de novembro, às 8h30
Onde? Auditório da Secretaria da Saúde de Maracanaú (Av. II, 150, Jereissati I).

Maracanaú – 3ª palestra
Palestrante: José Filho
Quando? 21 de novembro, às 8h30
Onde? Auditório da Secretaria da Saúde de Maracanaú (Av. II, 150, Jereissati I).

Maracanaú – 4ª palestra
Palestrante: Marcondes Chaves
Quando? 28 de novembro, às 8h30
Onde? Auditório da Secretaria da Saúde de Maracanaú (Av. II, 150, Jereissati I).

Maracanaú – 5ª palestra
Palestrante: Hellen Araújo
Quando? 5 de dezembro, às 8h30
Onde? Auditório da Secretaria da Saúde de Maracanaú (Av. II, 150, Jereissati I).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br