O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 77ª Promotoria de Justiça, de Tutela Coletiva da Infância e Juventude, divulga, nesta terça-feira (14/07), para os pretendentes à adoção e interessados, uma nova edição do Boletim de Notícias sobre adoção e acolhimento no município de Fortaleza. Esta versão traz quantitativos de acolhimentos, de acolhidos, de julgamentos em processo de adoção, de pretendentes, bem como dados de processo de vinculação, de família acolhedora e outras informações relativas à adoção e ao acolhimento na Capital, todos referentes ao mês de junho de 2020.
O informativo também apresenta o trabalho realizado pelos grupos de apoio aos pretendentes à adoção no município de Fortaleza, com o objetivo de fortalecer a luta por direitos e amenizar a ansiedade na espera pela vinculação no Cadastro de Adoção. Além disso, a edição do mês de junho do Boletim Informativo possui como novidade o “Bate-papo com os pretendentes”. A seção tem como objetivo sanar as dúvidas sobre o processo de adoção e, para isto, apresenta respostas às perguntas realizadas durante as reuniões virtuais realizadas entre a 77ª Promotoria de Justiça e os pretendentes à adoção.
O Boletim é uma continuidade do projeto iniciado no mês de maio deste ano e desenvolvido pelo promotor de Justiça, Luciano Tonet, e pela assessora jurídica, Carolina Barbosa. O documento tem como objetivo fornecer maior facilidade no acesso às informações sobre adoção e acolhimento, ao trabalho realizado pela Promotoria de Justiça, bem como aproximar os pretendentes dos dados, realizando-se, assim, o acompanhamento e fiscalização colaborativa do cadastro de adoção.