MPCE realiza primeira reunião do programa Cientista-Chefe


Na manhã dessa quinta-feira (17/09), o Laboratório de Inovação (Lino) realizou a primeira reunião com os participantes da parceria interinstitucional para execução do programa Cientista-Chefe no âmbito do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Participaram da reunião virtual os promotores de Justiça André Clark, Haley Carvalho e Hugo Porto, coordenadores do Lino; os servidores da Tecnologia da Informação (Setin) do MPCE, Dalmo Dallari e Mariana Carneiro, o estagiário do Laboratório, Vitor Assis; além dos professores Napoleão Vieira e Vasco Furtado, da Universidade de Fortaleza (Unifor), e Pablo Morais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Segundo Hugo Porto, o encontro aconteceu “para produzirmos um cronograma, definir bem as tarefas, a fase de análise de requisitos, de articulação com os parceiros internos e externos de sorte que possamos ter um projeto bem planejado para acompanharmos as etapas”, disse. Ele anunciou que, em breve, novas parcerias serão formalizadas com outras instituições para fortalecer a iniciativa.

Sobre o Cientista-Chefe

É um Programa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) que financia bolsas para uma equipe de pesquisadores. No MP cearense, ele será executado com o apoio da Unifor e do IFCE com o objetivo de desenvolver uma pesquisa para identificar as principais tarefas que podem ser automatizadas na elaboração de peças processuais e a automação da detecção de indícios de conduta criminosa.  

A execução do Programa, no MPCE, está sob a responsabilidade do Lino. Uma equipe de pesquisadores se dedicará inicialmente a criar ferramentas tecnológicas para auxiliar os órgãos de investigação do MPCE e a automatizar rotinas para dar mais agilidade aos processos, reduzindo a chamada “burocracia digital”.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br