PGJ participa de reunião do Comitê Estadual que define novas medidas contra Covid-19


O procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro, participou na manhã desta quinta-feira (21/01) de mais uma reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, formado por representantes do Estado, Prefeituras, Ministério Público, Poder Judiciário, e Assembleia Legislativa, além de cientistas. No encontro de hoje, foram anunciadas novas medidas para tentar frear o crescimento do número de casos da doença no Ceará, que, segundo o Governo, vem pressionando as redes pública e privada de saúde.  

Entre as medidas anunciadas que serão formalizadas em novo decreto do Governo Estadual estão: 
– reabertura de leitos de UTI e de enfermaria exclusivos para Covid-19 nas unidades públicas de saúde; 
– combate mais rigoroso às aglomerações; 
– fiscalização do transporte público intermunicipal para evitar lotação nos veículos;  
– proibição do uso das áreas comuns de lazer nos condomínios de praia; 
– reforço dos protocolos sanitários nos condomínios urbanos; 
– fiscalização mais intensa nos estabelecimentos que promovem aglomerações como bares, restaurantes e casas de eventos. Além de multas, os locais reincidentes serão interditados; 
– reforço do uso de máscaras nos locais de circulação. 

Atuação do MPCE 

O Ministério Público do Estado do Ceará vai continuar atuando para garantir o cumprimento dessas medidas, cobrando dos entes públicos e privados ações efetivas de controle do avanço da pandemia no Ceará. “Não podemos regredir na vigilância a essas medidas de prevenção contra a Covid-19. Começamos a campanha de vacinação, mas o processo é lento. Enquanto não tivermos a maioria da população imunizada, temos que fazer a nossa parte evitando promover e participar de eventos com aglomerações, usando máscaras e mantendo a higiene das mãos”, disse Manuel Pinheiro. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br