Procurador-Geral de Justiça participa do início da vacinação contra a Covid-19 no Ceará


O procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, representou o Ministério Público do Estado na cerimônia que deu início à aplicação das primeiras doses da vacina contra a covid-19 no Ceará, na noite desta segunda-feira (18/01), no Hospital Leonardo da Vinci (HLV), em Fortaleza. Os primeiros vacinados foram profissionais de saúde e um indígena. O lote com 218 mil doses chegou à capital em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta de 17h45min, no Terminal de Aviação Geral (Aeroporto Antigo de Fortaleza). Cerca de 40 mil vacinas ficarão em Fortaleza e o restante seguirá para o interior.

O MPCE vem acompanhando de perto as providências adotadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e pelas secretarias municipais de saúde para vacinar a população cearense. “A vacinação contra a COVID é fundamental para salvar milhares de vidas – e esse é o objetivo principal das ações – mas também para preservar o desenvolvimento econômico com justiça social. A sobrevivência das empresas, a preservação da renda dos trabalhadores, o acesso à educação de qualidade, a efetividade das ações de combate à criminalidade, tudo isso depende, em maior ou menor medida, do sucesso do programa de imunização. E como o Ministério Público tem o dever de proteger todos esses direitos e interesses da sociedade, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que a vacina contra a COVID chegue aos braços de todos os cearenses no menor tempo possível”, considera o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.

A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos, foi a primeira vacinada contra a covid-19 no Ceará. Ela trabalha no Hospital Leonardo da Vinci, na linha de frente de combate à doença e foi escolhida para ser a primeira devido à idade, ao trabalho direto com pacientes de covid-19 e porque se desloca diariamente de ônibus. Os outros vacinados foram Maria de Jesus de Oliveira Lima, 56, serviços gerais; Francisco Adailton Alencar Braga, 55 anos, médico intensivista; Cristiane Aparecida da Cunha, 39, fisioterapeuta; e Regiane Sousa Torres, 34, enfermeira. O sexto cearense vacinado foi Dourado Tapeba, indígena de Caucaia que tem 59 anos.

A expectativa é que até o fim da próxima semana 100% das primeiras vacinas sejam aplicadas. Idosos acima de 75 anos e pessoas com deficiência, ambos institucionalizados, indígenas e profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do enfrentamento à doença fazem parte do grupo prioritário na primeira fase do Plano Estadual de Vacinação. Pessoas que já tiveram covid-19 também serão vacinadas. Participaram da solenidade de lançamento do Plano de Vacinação o governador Camilo Santana; a vice-governadora Izolda Cela; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; e os secretários da Saúde do Estado, dr. Cabeto; e do Município de Fortaleza, Ana Estela.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br