O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), participou na manhã desta quarta-feira (03/02) de reunião para apresentar aos gestores municipais da educação do Estado a plataforma de cursos Círculos em Movimento. O momento também impulsionou diálogos sobre a necessidade da Cultura de Paz, Justiça Restaurativa e da Mediação Escolar, bem como seus efeitos positivos no âmbito educacional.
Na ocasião, a procuradora de Justiça e coordenadora do Caopije, Elizabeth Maria Almeida de Oliveira, destacou a importância do papel da escola na prevenção da violência contra crianças e adolescentes e comunicou que, em virtude da Lei n°17.253 de 29 de junho de 2020, o Ministério Público do Ceará, através da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promoverá com apoio de diversos parceiros um Curso de Aperfeiçoamento das Comissões de Proteção e Prevenção à violência contra crianças e adolescentes nas escolas. Além disso, a procuradora de Justiça ressaltou para os gestores municipais a fundamental importância de manter nas equipes das Células de Mediação Escolar os servidores que foram capacitados, a fim de dar continuidade aos trabalhos.
Durante a reunião, que foi promovida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), foi anunciado pela Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice governadoria do Ceará, a realização de duas formações previstas para os municípios. Uma delas, que deve ocorrer até o fim de fevereiro, é o Curso de Noções básicas de Círculos de Construção de Paz, na Plataforma Círculos em Movimento. A outra é o Curso Virtual de Justiça Restaurativa e Comunicação Não Violenta à Linguagem, previsto para acontecer em março, abril e maio. A coordenadoria frisou a importância da participação de todas as equipes municipais nestes cursos de formação, com o intuito de estabelecer o cuidado necessário com todos os partícipes das escolas do Estado do Ceará.
O evento contou com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário executivo de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação Básica do Ceará (Seduc), Rogers Mendes, da Presidente da Undime/CE, professora Luiza Aurélia, da gestora da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice-Governadoria do Ceará, professora Cristiane Holanda, da articuladora da Célula de Mediação e Cultura de Paz da Seduc, Betânia Gomes, e de secretários da Educação dos municípios do Ceará.