Dona Márcia Damasceno, balconista e gestante, teve uma grande surpresa ao saber que, além de ser cadastrada no Sistema de Vacinação da Covid-19 em Fortaleza, foi imediatamente encaminhada para tomar a vacina de dose única. Ela ficou aliviada por ter conseguido se cadastrar e se vacinar em menos de meia hora de espera. “Estou me sentindo mais protegida, já que estou gestante, e pensando na saúde da minha família, com meu filho próximo de chegar. Estou feliz e com saúde”, observou.
Rosália dos Santos, dona de casa e paciente do Centro de Apoio Psicossocial (CAPs). Ela é moradora do bairro Paupina e foi a primeira a chegar e a se vacinar pela Campanha Cadastro Solidário. Rosália não conseguiu fazer o cadastro por não possuir fácil acesso à internet e aproveitou a facilidade pela iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará. “Eu estou achando ótimo, porque estamos nos imunizando, nos prevenindo e cuidando bem da nossa saúde”, afirmou.
A Campanha Cadastro Solidário foi idealizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com a Federação das Indústria do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI), a Secretaria de Proteção Social Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará (PSP) e a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza. O atendimento está ocorrendo hoje (06/07) e amanhã (07/07), no Residencial Escritores (Machado de Assis) – Rua G, 255 – Paupina.
Com o intuito de beneficiar as pessoas digitalmente excluídas e vulneráveis, o que é algo comum nas periferias de cidades como a capital cearense, que o MPCE, com o apoio dos órgãos e instituições parceiras, mobilizou atendentes e os veículos adaptados do Decon Itinerante, da Ouvidoria-Geral do Ministério Público e o Caminhão do Cidadão da PSP para percorrer vários bairros até o próximo dia 16 de julho. A meta é cadastrar os cearenses sem acesso à internet ou que têm dificuldades para preencher o cadastro da Prefeitura para a vacinação da Covid-19.
Emocionada, a costureira Maria de Fátima Araújo, de 58 anos, não havia se cadastrado por medo de injeção e da possível reação da vacina. Incentivada pela filha, ela tomou coragem e se mostrou contente ao ser, enfim, vacinada. “Era complicado para mim, pelo medo que tenho, mas, graças a Deus, já estou livre, deu certo e não senti nada”, comemorou.
O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde,
Eneas Romero, estava presente durante a campanha, acompanhado da secretária executiva da PSP, Lia Gomes, e da secretária adjunta da SMS, Aline Gouveia. Eneas Romero destacou os esforços da campanha para a superação da crise sanitária. “É muito importante estarmos perto da população neste momento de grave crise sanitária e todas as instituições precisam proteger o direito as pessoas mais vulneráveis. Essa é uma função do Ministério Público e estamos indo às comunidades da periferia para cadastrar as pessoas e garantir a vacinação, porque esse é o nosso objetivo o quanto antes para superarmos este desafio”, enfatizou.
A secretária executiva da PSP, Lia Gomes, considerou as dificuldades das pessoas em ter acesso à documentação necessária para o cadastro no sistema de vacinação. “Um dos entraves para a vacinação é o não acesso aos documentos, daí surgiu a ideia da parceria com o Ministério Público para fazermos a emissão de documentos no nosso caminhão do cidadão”, informou. Por sua vez, a secretária adjunta da SMS, Aline Gouveia, ressaltou a preocupação da Prefeitura de Fortaleza em proporcionar a cobertura da vacinação. “Estamos num momento de pandemia extremamente desafiador e ter o apoio do Ministério Público fazendo com que o cadastro seja capilarizado e as pessoas possam tomar a vacina é sempre muito bom”, agradeceu.
Veja a programação da Campanha Cadastro Solidário ao longo desta semana:
07/07 (Quarta-feira): Residencial Escritores (Machado de Assis) – Rua G, 255 – Paupina
08/07 (Quinta-feira): Residencial Independência 2 – Rua 23 de Junho, 3100 – Granja Lisboa
09/07 (Sexta-feira): Rua Doutor Fernando Augusto, 985 (atrás do CAPS) – Bom Jardim
Para acompanhar as informações e programação dos pontos de atendimento, acesse o site do MPCE www.mpce.mp.br e as redes sociais. Instagram: Ministério Público do Ceará (@mpce_oficial) / Facebook: https://www.facebook.com/mpce.oficial
Galeria de Fotos: