Nessa terça-feira (09/11), cartilhas educativas do projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, de iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), foram entregues formalmente, desta vez, na cidade de Iguatu. Realizado em conjunto com a Secretaria de Educação, Ciência e Ensino Superior de Iguatu, o evento reuniu servidores da rede de educação do município a fim de apresentar e orientar a utilização dos materiais disponibilizados.
A secretária de educação municipal, Marluce Torquato, fez a abertura da reunião, que ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social de Iguatu. Posteriormente, a promotora de Justiça de Iguatu, Helga Barreto Tavares, comentou sobre o projeto e o servidor do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP) da Controladoria-Geral da União (CGU) – Regional Ceará, Edilberto Barreto, orientou a utilização do material didático aos professores presentes. Ao final da programação, as cartilhas e os materiais complementares foram devidamente distribuídos aos gestores das instituições de ensino de Iguatu.
A cartilha foi produzida pelo MPCE em parceria com o programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, uma iniciativa da CGU e do Instituto Maurício de Sousa (Turma da Mônica). A entrega foi possibilitada pelo apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que patrocinou a impressão do material. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) propiciou a infraestrutura das palestras de sensibilização nos 19 municípios visitados em 2019 – em parceria com o Programa TCEduc, do Instituto Plácido Castelo (IPC). O kit é composto pelo manual do professor, caderno do estudante com atividades, revistas em quadrinhos, cartazes, jogos e outros materiais.
Projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”
Fruto de parceria do MPCE e das Escolas de Gestão do Ceará – como EGP/SEPLAG, EGPM/APRECE, IPC/TCE, ENAP/SRF e ESMP/PGJ – cujos pedagogos escolheram o material didático da CGU, a iniciativa objetiva alcançar a juventude cearense e prevenir a prática da corrupção.
O projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção” tem como característica um caráter preventivo e permanente voltado para a formação humana. A meta é ampliar as atividades para todas as escolas públicas e particulares do Estado, com a finalidade de incluir o conteúdo na programação letiva e incorporar as cartilhas ao material didático das escolas, podendo usar o Termo de Referência da Alece para a impressão. As tratativas prosseguirão com os demais municípios já visitados, com auxílio da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de já haver entendimentos com o Município de Fortaleza.