O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) empossou, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (10/10), oito novos servidores aprovados em concurso público da instituição. A turma nomeada pelo Ato nº 326/2022, de 5 de outubro de 2022, é formada por quatro analistas ministeriais das áreas de Direito, Engenharia Civil e Serviço Social, além de quatro técnicos ministeriais, os quais irão atuar em comarcas no interior do Estado. A solenidade de posse e exercício foi realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza.
Compuseram a mesa solene o secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, representando o procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro; o titular da 37ª Procuradoria de Justiça, procurador de Justiça Francisco Osiete Cavalcante Filho; a assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Fontenele; o secretário de Recursos Humanos em exercício, Fábio Sérgio Henrique de Melo; e os servidores Francisco Antônio Távora Colares e José Polycarpo de Negreiros Leite, respectivamente, coordenador-geral e diretor financeiro da Associação dos Servidores do MPCE.
O secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, parabenizou os empossados e os respectivos familiares. E ressaltou a conexão, para ele, das ideias de felicidade e utilidade. “Busquem ser o mais útil que vocês puderem com o seu trabalho. Busquem dar o melhor que vocês puderem porque isso é que vai fazer vocês se sentirem felizes, isso é que vai abrir as portas dos seus corações para que, ao final do dia, vocês agradeçam aquilo que vivenciaram para poderem acordar no dia seguinte dispostos, animados, para mais uma vez prestarem um bom serviço. Fazendo assim vocês agem da melhor maneira que poderiam agir para vocês mesmos e, consequentemente, engradecerão o Ministério Público, a sociedade cearense, a sociedade brasileira”, declarou.
A analista ministerial Leilane Silva Cavalcante discursou em nome dos empossados e ressaltou a gratidão por todos que contribuíram para a conquista. “Ser servidora do Ministério Público do Ceará será um imenso privilégio. Foram anos de muito estudo e comprometimento profissional para chegar até aqui. E hoje, no dia 10 de outubro de 2022, retorno como servidora ao órgão que também me acolheu como estagiária de Serviço Social entre os anos de 2012 a 2014. O órgão que contribuiu grandemente para a minha formação acadêmica hoje se torna centro da minha atuação profissional enquanto assistente social, motivo que enche meu coração de orgulho e alegria”, relatou.
Por fim, a nova servidora destacou a satisfação vivida por todos que compartilham este êxito. “Desejo que cada um de nós carregue para sempre a alegria deste momento. Desejo que sermos analistas e técnicos ministeriais de um órgão de tamanha amplitude e competência seja sempre razão de grande contentamento. Sabemos que o momento é sem dúvida desafiador e mais do que nunca é preciso coragem e esperança para transformar sonhos em realidade”, finalizou.
E o coordenador-geral da Associação dos Servidores do MPCE, Francisco Antônio Távora Colares, saudou os presentes e ressaltou que o MP é uma das instituições mais importantes na promoção da justiça social. “O Ministério Público é a casa em que a gente pode dedicar a nossa vida a esse serviço, a esse objetivo, a realizar a justiça, a realizar a pacificação da sociedade, a atender aqueles que são mais vulneráveis socialmente”, destacou.
Após a solenidade de posse e exercício, os novos servidores participam do Seminário de Ambientação, que acontece nos dias 10, 11, 13 e 14 de outubro. Confira os empossados nesta segunda-feira (10):