MPCE empossou novos procuradores de Justiça em sessão solene realizada nesta terça (20)


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou na manhã desta terça-feira (20/12) a 9ª sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça destinada a dar posse e exercício a oito novos procuradores de Justiça. A solenidade ocorreu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, com transmissão pelo Youtube do MPCE, e contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, além de membros e servidores do órgão ministerial, familiares dos procuradores empossandos e autoridades.

Tomaram posse os seguintes membros: Bruno Jorge Costa Barreto, promovido para a 53ª Procuradoria de Justiça (área de atuação cível); Domingos Sávio de Freitas Amorim, promovido para a 50ª Procuradoria de Justiça (área de atuação criminal); Francimauro Gomes Ribeiro, promovido para a 51ª Procuradoria de Justiça (área de atuação cível); Janemary Benevides Pontes, promovida para a 52ª Procuradoria de Justiça (área de atuação cível); Liduína Maria Albuquerque Leite, promovida para a 32ª Procuradoria de Justiça (área de atuação cível); Luiz Antonio Abrantes Pequeno, promovido para a 48ª Procuradoria de Justiça (área de atuação criminal); Pedro Olímpio Monteiro Filho, promovido para a 49ª Procuradoria de Justiça (área de atuação criminal); e Raimunda Salomé de Oliveira Nogueira, promovida para a 10ª Procuradoria de Justiça (área de atuação criminal).

O procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro cumprimentou os componentes da mesa e o público presente, homenageou membros aposentados e falecidos e enalteceu a trajetória ministerial dos novos procuradores de Justiça, ressaltando, ainda, a importância do Ministério Público para a sociedade. “Eu não poderia deixar de registrar aqui a minha emoção de poder testemunhar este momento tão importante nas carreiras de cada um dos senhores e das senhoras. Os procuradores de Justiça, em sua maioria que estão aqui, são meus contemporâneos de ingresso no Ministério Público ou entraram três anos antes de mim. São pessoas que ao longo do tempo eu aprendi a admirar como profissionais e como pessoas humanas. Pessoas que sempre, como promotores de Justiça, foram muito competentes, equilibradas, sóbrias e dedicadas. E eu tenho a plena certeza que, agora como procuradores e procuradoras de Justiça, irão manter a mesma honradez, a mesma dignidade, o mesmo compromisso com a instituição que tiveram ao longo de tanto tempo como promotores de Justiça”, declarou.

A saudação aos novos procuradores de Justiça foi feita pelo procurador de Justiça Emmanuel Girão, que frisou a trajetória dos empossandos. “Todos os excelentíssimos novos procuradores e procuradoras contam com quase 30 anos de serviços prestados ao Ministério Público e à sociedade cearense, de trabalho árduo que trouxe melhorias para as vidas de muitos e engradeceu a nossa instituição. E foi por conta destes relevantes contributos que as senhoras e os senhores chegam agora ao segundo grau da carreira de membro do Ministério Público. Sem dúvida, uma vitória esperada, merecida e decorrente de uma trajetória profissional marcada pela dedicação, pelo comprometimento com as missões institucionais do parquet e pelo destaque conquistado, cada um em sua área de atuação”, enfatizou.

E discursando em nome dos empossandos, o procurador de Justiça Pedro Olímpio Monteiro Filho fez as saudações iniciais e salientou que ser membro do MP é uma opção de vida, sendo necessário ética e sobriedade para garantir o cumprimento da Constituição e das leis. “Não obstante a responsabilidade de falar em nome dos demais colegas que comigo hoje tomam posse, não posso deixar de pontuar a alegria e a honradez desse privilégio que me foi dado assim como salientar a tarefa difícil que é expressar com objetividade nesta solenidade todo o conjunto de sentimentos, expectativas e objetivos que se amplifica e se consolida numa vida inteira de dedicação ao Ministério Público, instituição pela qual tenho enorme admiração e gratidão”, afirmou.

Compuseram a mesa solene o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; a procuradora-geral do Estado do Ceará, Antônia Camily Gomes Cruz, representando a governadora Izolda Cela; o deputado estadual e ouvidor parlamentar, Walter Cavalcante, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão; o desembargador de Justiça Emanuel Leite Albuquerque, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; o vice-procurador-geral de Justiça, Maurício Carneiro; o procurador de Justiça e corregedor-geral do MPCE, Pedro Casimiro Campos de Oliveira; a procuradora de Justiça e ouvidora-geral do MPCE, Loraine Jacob Molina; o reitor da Universidade Federal do Ceará, professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque; a desembargadora do Trabalho e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno; o procurador regional da República no Ceará Rômulo Moreira Conrado; a ex-procuradora-geral de Justiça e conselheira da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto; a defensora pública do Estado do Ceará, Flávia Maria de Andrade Lima, representando a defensora pública geral do Estado do Ceará, Elizabeth das Chagas Sousa; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Francisco de Assis Costa Cavalcante; o promotor de Justiça e presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Herbet Gonçalves Santos; e a promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Flávia Soares Unneberg.

Confira a galeria de fotos da solenidade.

A sessão solene pode ser conferida na íntegra no Youtube do MPCE.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br