MPCE entrega Prêmio de Jornalismo a profissionais da imprensa cearense 


Foram conhecidos na noite desta quinta-feira (15/12) os vencedores da 4ª edição do Prêmio MPCE de Jornalismo, promovido pela Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado do Ceará. A cerimônia de entrega ocorreu no Plenário dos Órgãos Colegiados, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, no Cambeba, em Fortaleza. Doze profissionais, entre jornalistas e repórteres fotográficos, foram agraciados com os prêmios de 1°, 2° e 3° lugares nas categorias Jornalismo Impresso/WEB, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Telejornalismo. 

Este ano, o tema do concurso foi a atuação do Ministério Público na defesa e manutenção do Estado Democrático de Direito. Ao todo, 50 trabalhos foram avaliados pela comissão julgadora, formada por profissionais de destaque no mercado da comunicação e por docentes de instituições de ensino superior. 67 profissionais de 17 emissoras de TV, rádio, jornais e portais de notícias de todo concorreram ao certame. Os finalistas receberam troféus, certificado e uma premiação em dinheiro. 

O jornalista Reginaldo Aguiar, coordenador da Assessoria de Imprensa do MPCE, comemorou a realização de uma edição do concurso e agradeceu todos os profissionais que participaram. “A imprensa é nossa parceira para difundir informações de interesse público para a sociedade cearense. Quanto mais conhecido o Ministério Público se torna, mais os cidadãos e cidadãs ganham através da prestação de serviço dos membros e servidores da instituição”, finalizou. 

Veja a relação dos vencedores: 

Categoria: Telejornalismo 

1° Lugar: Aline de Oliveira Lima e equipe – TV Verdes Mares – “Ceará tem a segunda maior população de idosos do Nordeste” 

2° Lugar: Isabelle Karine Leite Batista e equipe – TV Fortaleza – “Atuação do MPCE nas Eleições 2022” 

3° Lugar: Mara Cristina Barbosa de Sousa e equipe – TV Ceará – “Dia do Voto” 

Categoria: Radiojornalismo 

1° Lugar: Iury Lima Oliveira Costa – Jangadeiro Band News – “Priorizar, fiscalizar, proteger: ações do Ministério Público do Ceará no combate ao uso irregular de dinheiro público para promoção de festas” 

2° Lugar: Lucia Helena Arraes de Alencar Pierre – Rádio FM Universitária – “O Ministério Público e o Estado Democrático de Direito” 

3° Lugar: Roberta Rocha de Sousa Farias e Jocasta Pimentel Araújo – Rádio FM Dom Bosco – “Educar para a paz: o desafio de frear a violência escolar” 

Categoria: Jornalismo Impresso/WEB 

1° Lugar: Messias Vasconcelos Borges – Diário do Nordeste – “Maçãs podres: Quadrilhas formadas por policiais viram alvos das autoridades” 

2° Lugar: Francisca Claudiana Pinho Mourato – Portal G1 CE – “Ceará tem 808 crianças e adolescentes vivendo em unidades de acolhimento” 

3° Lugar: Jonas Daniel Valerio Viana – Portal GCMais – “Livre para Votar: o acompanhamento das denúncias de assédio eleitoral por parte do MP no Ceará” 

Categoria: Fotojornalismo 

1° Lugar: “Tem gente alugando criança para pedir esmolas em Fortaleza” – Fábio Procópio de Lima – Jornal O Povo 

2° Lugar: “Denunciados” – Raimundo Nonato Duarte Rodrigues – Diário do Nordeste 

3° Lugar: “Terra Prometida: destino incerto” – Fabiane de Paula Souza – Diário do Nordeste 

Homenagem Especial 

Durante a solenidade, também foi entregue uma placa em homenagem aos ex-assessores de comunicação do Ministério Público. A comenda simboliza um gesto de gratidão aos profissionais que atuaram no setor. São eles: Luiz Carlos Cabral, Valdélio Muniz, Carlos Alberto Alencar, Sílvia Goes, Grazielle Albuquerque, Helena Demes, Pádua Martins, Moema Soares e Nathália de Sá. Valdélio Muniz falou em nome dos agraciados e agradeceu a homenagem. 

O analista ministerial em Comunicação, jornalista efetivo do MPCE, Samuel Sena, também foi homenageado com uma placa pelos 17 anos de serviço à Assessoria de Comunicação.  

Confira a galeria de fotos da premiação.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br