O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou nesta segunda-feira (30/01), no Plenário dos Órgãos Colegiados, solenidade para dar exercício a nove promotores de Justiça que foram promovidos ou removidos para comarcas de Entrâncias Inicial, Intermediária e Final. A cerimônia contou com a presença o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.
Além do PGJ, compuseram a mesa de abertura: o secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de Justiça Hugo Mendonça; a assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro; o diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promotor de Justiça Enéas Romero; e o presidente em exercício da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Iuri Rocha Leitão.
O procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro parabenizou os promovidos e removidos na solenidade desta segunda-feira e destacou que a jornada dos membros do MPCE é repleta de desafios, mas também de muitas recompensas. O PGJ ressaltou que nos últimos sete anos o MPCE tem passado por mudanças importantes, muitas delas graças a uma atuação coletiva de membros e servidores da instituição. “Hoje temos 75% de membros e servidores trabalhando em prédios modernos e funcionais, mas nada disso adianta se nós não fizermos crescer o patrimônio imaterial do Ministério Público. Vejo em vocês [promotores de Justiça promovidos e removidos] o empenho para fazer crescer esse patrimônio imaterial”, frisou.
O secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, salientou que a solenidade de hoje é um momento especial para a vida pessoal e profissional de cada dos promotores de Justiça promovidos e removidos. “Estou muito feliz de vê-los aqui e de saber que vocês estão indo para um novo momento da vida de vocês com a consciência tranquila por tudo o que fizeram até aqui”, citou Hugo Mendonça, pontuando ainda que a mudança de comarca representa para o promotor de Justiça a oportunidade de crescimento pessoal, mas também de fazer a diferença na vida de novas pessoas.
O promotor de Justiça Othoniel Alves de Oliveira, promovido para a 6ª Promotoria de Justiça de Quixadá, discursou em nome dos membros promovidos e removidos. Para ele, o sentimento de gratidão permeia a trajetória profissional de cada um dos promotores que assinaram o termo de exercício na data de hoje. Em sua fala, o promotor de Justiça relembrou sua origem humilde e pontuou que esse fato o faz sentir ainda mais orgulho de ser membro do MPCE. “Eu nenhum outro momento eu me sinto mais promotor de Justiça do que quando recebo uma pessoa humilde, que está sofrendo, e posso usar todos os meus esforços para atendê-la”, comentou.
Representando a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), o presidente em exercício da instituição e promotor de Justiça, Iuri Rocha Leitão, destacou a importância do dia de hoje para o MP Cearense. Ele pontuou que acompanhou a trajetória no MPCE de muitos dos promovidos e removidos nesta segunda-feira, já que todos são da turma que ingressou na instituição em 2014. “Eu vi a luta e o amadurecimento de vocês, então esse momento é um reconhecimento da instituição pelo trabalho fantástico que os sempre fizeram”, complementou.
Confira abaixo a relação dos promotores de Justiça promovidos e removidos nesta segunda-feira (30/01):
Promoção na Entrância Final:
• Othoniel Alves de Oliveira – promovido para a 6ª Promotoria de Justiça de Quixadá;
• Renato Magalhães de Melo – promovido para a 116ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Cibelle Nunes de Carvalho Moreira – promovida para a 3ª Promotoria de Justiça de Quixadá;
• Rafael Matos de Freitas Morais – promovido para a 5ª Promotoria de Justiça de Quixadá.
Promoção e Remoção na Entrância Intermediária:
• Edilson Izaías de Jesus Júnior – promovido para a 2ª Promotoria de Justiça de Uruburetama;
• Marcos Barbosa Carvalho – removido para a 3ª Promotoria de Justiça de Itapajé;
• Hygo Cavalcante da Costa – removido para a 4ª Promotoria de Justiça de Aracati;
• Anna Gesteira Bauerlein Lerche Valsani – promovida para a 2ª Promotoria de Justiça de Itaitinga.
Remoção na Entrância Inicial:
• Naiana Perez Barroso Dantas – removida para a Promotoria de Justiça de Pentecoste.