O auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, foi palco, na manhã desta sexta-feira, de mais uma solenidade destinada a dar exercício a 17 promotores de Justiça promovidos e removidos para novas comarcas nas Entrâncias Inicial, Intermediária e Final. Os membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) tiveram a movimentação na carreira oficializada durante a 8ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), realizada na última segunda-feira (24/04). A cerimônia contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, além de membros e servidores do MPCE, e familiares e amigos dos empossados.
Além do PGJ, compuseram a mesa de abertura da solenidade: o secretário-geral e o secretário-geral auxiliar do MPCE, promotores de Justiça Hugo Mendonça e Haley Filho, respectivamente; o diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promotor de Justiça Enéas Romero; a assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro; e a ouvidoria-geral do MPCE, procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina.
Após a composição da mesa, o secretário-geral do MPCE, Hugo Mendonça, fez a leitura dos termos de exercício da primeira removida (promotora de Justiça Morgana Chaves) e do primeiro promovido (promotor de Justiça Diego Barroso Medeiros Pinheiro). Logo depois, os promovidos e removidos assinaram, juntamente com o procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro, os seus respectivos termos de exercício.
O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, destacou a alegria de participar de mais uma solenidade como a de hoje e se emocionou ao lembrar das despedidas nas comarcas onde atuou. “Quando saímos [de uma comarca para outra], nós pensamos que os laços se rompem, mas eles permanecem. O que nós fazemos de bom para as pessoas, principalmente as mais humildes, isso faz com que elas nos guardem e guardem o Ministério Público no coração”, complementou o PGJ, que ainda desejou sorte aos promotores de Justiça promovidos e removidos e lembrou da credibilidade que o MP tem perante a população cearense. “Por trás de nós há toda uma sociedade que reconhece o trabalho do Ministério Público”, frisou.
Removida para a 54ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, a promotora de Justiça Morgana Duarte Chaves ressaltou o privilégio de ver o Ministério Público Cearense passar por uma transformação tanto em seu capital humano quanto na sua infraestrutura física e tecnológica, citando ainda o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF), o qual integra. “A movimentação na carreira traz novas responsabilidades, mas a causa que nos move continua sendo a mesma: a defesa do regime democrático, da ordem jurídica e dos direitos da sociedade”, pontuou.
O promotor de Justiça Bruno Barreto foi promovido para a Entrância Final em menos de um ano de instituição. O membro do MPCE agora é o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá. Para ele, o momento é de extrema felicidade, não apenas pela rápida ascensão funcional, mas também pela oportunidade que terá de seguir atuando na área criminal. “Espero intensificar ações em defesa da vida e na proteção da sociedade, como busquei fazer nas comarcas pelas quais já passei nesse curto e intenso início de carreira”, destacou, citando com carinho as Comarcas de Iracema e Nova Russas, onde foi titular, e Ereré, Icó e Ipueiras, onde atuou em caráter de respondência.
Acesse aqui a galeria de fotos da solenidade.
Confira quem são os promotores de Justiça promovidos e removidos:
Promovidos e removidos na Entrância Final:
• Morgana Duarte Chaves – removida para a 54ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Diego Barroso Medeiros Pinheiro – promovido para a 172ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Igor Pereira Pinheiro – removido para a 44ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Larissa Teixeira Salgado – promovida para a 43ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Plácido Barroso Rios – removido para a 67ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Rute Fontenele Arraes Ramos – promovida para a 175ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Milvânia de Paula Britto Santiago – promovida para a 81ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Bruno de Albuquerque Barreto – promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá;
• Bruno Leonardo Monteiro Guerra – promovido para a 2ª Promotoria de Justiça de Iguatu.
Promovidos e removidos na Entrância Intermediária:
• Alan Ferreira de Araújo – promovido para a 2ª Promotoria de Justiça de Icó;
• Lucas Afonso Sousa e Silva – promovido para a 4ª Promotoria de Justiça de Tianguá;
• Adriely Nascimento Lima – promovida para a 1ª Promotoria de Justiça de Itapajé;
• Igor Caldas Baraúna Rego – removido para a 2ª Promotoria de Justiça de Quixeramobim;
Removidos na Entrância Inicial:
• Luiz Eduardo Mendes – removido para a Promotoria de Justiça de Paracuru;
• José Luciano da Silva – removido para a Promotoria de Justiça de Amontada;
• Ramon Brito Cavalcante – removido para a Promotoria de Justiça de Barro;
• Joana Nogueira Bezerra – removida para a Promotoria de Justiça de Ocara.