O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realiza, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e pelo Núcleo da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência (NUPID), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), a 3ª Jornada do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência. O evento acontece nesta sexta-feira (12/05), das 9h às 12h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima, 130 – Cambeba). Os interessados no evento, que será aberto ao público, devem se inscrever por meio da Plataforma de Cursos da ESMP/CEAF, através do link https://cursos.mpce.mp.br/ .
Esta será a terceira de nove jornadas que acontecerão durante o ano. A 3ª edição contará com a palestra “Políticas de Cuidado à População Idosa: Entre a Persistência Familista e a Responsabilidade do Estado”, que será ministrada pela assistente social, com pós-doutorado em Políticas Públicas, doutora em Antropologia Social e mestre em Gerontologia, Adriana de Oliveira Alcântara, e contará com a presença da promotora de Justiça Edna Lopes Costa da Matta, integrante do Núcleo da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza.
Na ocasião, também haverá o lançamento do livro “Associativismo no Ministério Público Brasileiro e a Defesa dos Direitos de Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência”, de autoria do promotor de Justiça Alexandre Alcântara, secretário-executivo das Promotorias de Justiça da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência. A obra aborda as políticas públicas no campo das pessoas idosas e pessoas com deficiência no Brasil
A jornada tem como objetivo promover reflexão e debate sobre temas relevantes no âmbito dos direitos humanos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, além de proporcionar um intercâmbio de experiências entre profissionais em formação e já experientes das áreas do direito, psicologia, saúde, educação, pesquisa e outros.
SERVIÇO:
3ª Jornada do Núcleo da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência
Tema: “Políticas de Cuidado à População Idosa: Entre a Persistência Familista e a Responsabilidade do Estado”
Data: 12/05/2023
Horário: 9h às 12h
Local: auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima, 130 – Cambeba)
Modalidade: Presencial
Público-alvo: membros, servidores e estagiários do MPCE, além de universitários e profissionais de áreas relacionadas ao tema
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br
Vagas limitadas