Justiça acata denúncia do MPCE contra homem acusado de tráfico de animais silvestres em Fortaleza


A 18ª Vara Criminal de Fortaleza acatou, no dia 13 de junho, denúncia do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), oferecida pela 97ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, contra Marcelo Costa da Silva, também conhecido como “Marcelo Papagaio”, acusado por crimes envolvendo tráfico de animais silvestres. Além da venda ilegal de pássaros, o acusado é suspeito de posse irregular de arma de fogo e munições, e de lavagem de dinheiro. 

O mandado de prisão preventiva contra Marcelo Costa da Silva foi expedido pela Justiça a pedido do MP Estadual e cumprido no dia 11 de abril de 2023, durante a Operação Fauna Livre 6, deflagrada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Ceará (PCCE). A diligência foi acompanhada pelo promotor de Justiça titular da 97ª PJ da capital, Marcus Amorim.    

Durante a vistoria nos imóveis pertencentes a Marcelo Costa da Silva, as autoridades policiais resgataram uma ampla variedade de pássaros silvestres, incluindo dois golinhas, três abre-e-fecha, vinte e sete papa-arroz, doze azulões, cinco galo-campina, um caboclinho, cinco papa-capim, doze tico-tico, um cancão, dezesseis canários, um periquito red rumped e cinquenta e dois papagaios. Também foi encontrado um jabuti.  

Além disso, em um galpão alugado por Marcelo, os agentes descobriram um arsenal clandestino, composto por uma escopeta, calibre 12; uma espingarda, calibre 5,5; um revólver, calibre 22; 15 munições de calibre 12, 14 munições calibre 22; outras duas munições calibre 22; e 250 unidades de “chumbinho” e um simulacro de pistola com carregador. Na ocasião, também foram apreendidos um automóvel e uma motocicleta, além de um aparelho celular que o suspeito tentou danificar ao dar-se conta da presença dos agentes.  

Segundo a denúncia, uma motocicleta foi adquirida por Marcelo Costa da Silva e é objeto de lavagem de dinheiro. O primo dele, Paulo André da Silva, teria tido participação como “laranja”. Os animais foram recolhidos e encaminhados para instituições parceiras, a fim de que sejam libertados de forma adequada. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br