O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) iniciou, nesta quarta-feira (14/06), na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza, o projeto Ouvidoria na Praça, que busca atender o cidadão em pontos movimentados da capital para levar informações sobre as atribuições do MP estadual e de sua Ouvidoria.
Durante toda a manhã e início da tarde, foi distribuído material informativo com os contatos das unidades ministeriais especializadas e da Ouvidoria das Mulheres. Também foram ofertados serviços de registro de RG, CPF e carteira de trabalho, além de vacinação e medição de pressão arterial e glicemia, em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS-CE), por meio do Caminhão do Cidadão, e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com a ouvidora-geral do MPCE, procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina, o projeto nasceu de forma pequena e foi crescendo à medida que as parcerias com a SPS e a SMS foram sendo realizadas. “Com a busca dos cidadãos pelos serviços que estão sendo oferecidos pela Secretaria de Saúde e pelo Caminhão do Cidadão, nós, então, estamos aproveitando para divulgar os nossos serviços, distribuindo a todos o material produzido. Quem veio hoje até a Praça José de Alencar sabe o que é a Ouvidoria e sabe o que é o Ministério Público e para onde pode se direcionar numa necessidade. Isso é uma preciosidade e é muito importante porque engrandece o cidadão na realização de soluções para suas necessidades”, explicou a procuradora de Justiça.
Além da distribuição de material informativo, a Ouvidoria Geral do MPCE também tirou dúvidas e recebeu reclamações de cidadãos. A aposentada Sara de Lima soube da realização do evento através de reportagem televisiva e compareceu à Praça José de Alencar para tirar dúvidas sobre ação judicial que move contra instituição financeira. “Acho esse tipo evento útil e importante, pois facilita o acesso do público, fica mais próximo da gente”, afirmou.
Já a dona de casa Adriana Sousa dirigiu-se até a praça para emitir a segunda via do RG e, assim, atualizar seu cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE). “Achei o serviço ótimo, é mais prático para a população. Aproveitei, também, para tomar a vacina da gripe”, disse.
A partir da próxima edição da Ouvidoria na Praça, que será realizada na próxima quarta-feira (21), os cidadãos também contarão com a participação do Programa Sim, eu existo!, da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), que busca ampliar o acesso à documentação civil básica de crianças e adolescentes, emitindo documentos como certidão de nascimento.
Verifique as próximas datas de realização do projeto Ouvidoria na Praça:
21 de junho: Regional 12 – Passeio Público
03 de julho: Regional 6 – Praça da Lagoa de Messejana
10 de julho: Regional 12 -Praça do Ferreira
26 de julho: Regional 4 – Praça da Parangaba (Praça Mano Albano, em frente à Paróquia Bom Jesus dos Aflitos)