Justiça acata tese do MPCE e condena réus por homicídio duplamente qualificado e integração de organização criminosa


A Vara Única da Comarca de Cariré acolheu, na última terça-feira (25/07), tese do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e condenou Antônio Iago Moura do Nascimento e Pedro Henrique da Silva Gomes a, respectivamente, 44 e 37 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado e integração de organização criminosa. De acordo com a denúncia, os dois homens, motivados pela disputa territorial entre facções criminosas, foram responsáveis pelas mortes de Francisco de Jesus Mendes Lima e de Emerson Calixto Rodrigues.

Entre as provas apresentadas pela Promotoria de Justiça de Cariré contra os réus, estava um vídeo que registra o momento em que as vítimas, que pertenciam à organização criminosa rival, são executadas. Na filmagem, é possível ouvir um dos acusados proferir frases que fazem alusão à disputa entre as facções.

Além do motivo torpe para o cometimento do crime, a tese do MP Estadual apontou que os réus impossibilitaram a defesa das vítimas, levando-as a um local deserto, longe de qualquer pessoa que pudesse testemunhar o duplo homicídio. As circunstâncias qualificadoras apresentadas pelo órgão ministerial foram integralmente acolhidas pelo Tribunal do Júri.

Além de sentenciar os acusados a cumprirem a pena em regime fechado, a Justiça Estadual negou direito de os réus recorrerem em liberdade.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br