A população de Crateús, no Sertão dos Inhamuns, ganhou uma nova sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Nesta terça-feira (18/07), o procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro inaugurou o prédio que abrigará as Promotorias de Justiça do município. A solenidade, que contou com a presença de membros e servidores do MP, autoridades locais e do Estado e demais convidados, homenageou a memória do ex-procurador-geral de Justiça Nicéforo Fernandes de Oliveira e do promotor de Justiça Moacir Pereira de Melo.
Além do PGJ, compuseram a mesa de abertura do evento: o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Crateús, Marcelo Machado e Deusimar Ponte, respectivamente; o diretor do Fórum da cidade em respondência, juíz Jaison Stangherlin; o secretário-executivo das Promotorias de Justiça de Crateús, promotor de Justiça José Arteiro Goiano; e a promotora de Justiça Emmanuela Curado, que no ato representou a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).
O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, destacou o exemplo de profissionalismo e o lado humano dos dois homenageados na solenidade nesta terça-feira. “Que nós sejamos capazes de fazer o bem para as pessoas como eles fizeram, atuando com firmeza e competência, mas também sendo muito humanos. Porque de nada adianta você exercer um cargo, por mais importante que seja, e as pessoas não perceberem que você quer transformar a vida delas”, salientou, lembrando ainda da importância do trabalho exercido por membros, servidores, estagiários e colaboradores do MPCE.
O prefeito de Crateús, Marcelo Machado, parabenizou o MPCE pela nova sede, a qual, segundo ele, muito servirá aos quase 80 mil habitantes da cidade. “A Prefeitura de Crateús está à disposição do Ministério Público”, acrescentou. O presidente da Câmara de Vereadores do município, Deusimar Ponte, também ressaltou a importância da nova sede para a população crateuense. “Tenho certeza de que um grande trabalho será feito nesse espaço”, completou.
Secretário-executivo das Promotorias de Justiça de Crateús, o promotor de Justiça José Arteiro Goiano atua na Comarca há 25 anos. Ele ressaltou a satisfação de poder participar da solenidade de inauguração. “Que essa belíssima estrutura seja um espaço de acolhimento para aqueles que precisam de nós e que muitos nos ajudam na luta contra as desigualdades sociais”, frisou.
Novo prédio
Além de gabinetes para nove Promotorias de Justiça, o empreendimento conta com uma Secretaria Executiva; auditório com capacidade para 50 pessoas; duas salas para realização de audiências; estacionamento com 20 vagas privativas cobertas, além da sede do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). O prédio, que conta com 730 m² de área construída, fica na rua Tobias Soares Rezende, nº 192, bairro Morada dos Ventos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A população também pode entrar em contato com a Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Crateús através do e-mail secexecutiva.crateus@mpce.mp.br e/ou do telefone (88) 99632-8286, que também é WhatsApp.
Homenagens
O prédio inaugurado nesta terça-feira (18/07) leva o nome do ex-procurador-geral de Justiça Nicéforo Fernandes de Oliveira. Nascido na cidade de Independência em 1939, Nicéforo ingressou no MPCE em 1972, quando tornou-se promotor de Justiça titular da Comarca de Tamboril. No interior do Estado, ainda passou pelas comarcas de Novas Russas, Juazeiro do Norte e Crateús, até ser promovido para Fortaleza, em 1982.
Em 1990, após ser novamente promovido, Nicéforo tornou-se procurador de Justiça. Seis anos depois, ele foi eleito para o cargo máximo da instituição, função que exerceu por um mandato. Faleceu em 15 de julho de 2008.
Maria Holanda de Oliveira relembrou a trajetória do esposo Nicéforo e agradeceu ao MPCE pela homenagem. “Fico feliz por poder escrever essa nova página no livro de recordações da nossa família”, disse, desejando que os promotores de Justiça e servidores façam bom uso da sede para bem atender à população.
Já o auditório da nova sede homenageia a memória do promotor de Justiça Moacir Pereira de Melo. Nascido no Município de Jaguaruana, em 1946, Moacir ingressou no MPCE em 1975, quando assumiu da Promotoria de Justiça de Saboeiro. Antes de ser promovido para Fortaleza, atuou nas comarcas de Cedro e Crateús. Faleceu em 6 de maio de 1995.
A irmã de Moacir Pereira, Maria Luísa Pereira, também participou da solenidade e destacou o grande profissional que Moacir era. “Prova disso é que, 28 anos após sua partida, ele está sendo lembrado nesse momento”, frisou, pontuando que a homenagem tem um grande significado para toda a família.