O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, empossou, em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (14/08), na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), três novos servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Os recém-empossados, aprovados em concurso público nas vagas de cotas para pardos e negros, foram nomeados por meio dos Atos nº 158 e 161, publicados no Diário Oficial do MPCE em 11 de maio de 2023. Os dois analistas ministeriais atuarão em Fortaleza e a técnica ministerial, em Chaval. Para os recém-empossados, o ingresso no MP representa a efetivação de um sistema mais justo e inclusivo.
Os novos servidores do MPCE são Carine Lessa Nascimento (Analista Ministerial – Direito), Cristiano Mendes da Silva (Analista Ministerial – Ciências Contábeis) e Bárbara de Castro Alencar (Técnica Ministerial). Participaram da cerimônia de posse e exercício o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; o secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça; a secretária de Gestão de Pessoas, Ana Sudário; a secretária de Tecnologia da Informação, Evelise Braga; a gerente de Desenvolvimento de Pessoas, Juliana Beviláqua; e a coordenadora da Associação dos Servidores do MPCE (Assempce), Audrey Anne Feitosa Petrola. Familiares dos empossados também estiveram presentes.
Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça destacou o papel do Ministério Público de promover direitos humanos e reaver dívidas sociais históricas, especialmente com a população mais vulnerável. “A instituição defende e pratica esses valores. É um sentimento que prevalece no Ministério Público do Ceará e nos inspira desde a época em que a instituição começou a ser forjada através de valores de igualdade e inclusão”, pontuou. Para Manuel Pinheiro, a dedicação, responsabilidade e compromisso daqueles que fazem o MPCE deve ter como norte a resolução de problemas das pessoas que buscam a instituição e de questões que afligem a sociedade, seja nas áreas do meio ambiente, da infância e juventude, da segurança pública, da saúde, da educação, entre outros. “O nosso esforço deve ser voltado para estabelecer relações mais justas, com dedicação, compromisso e responsabilidade”, completou.
Após cada servidor assinar os Termos de Posse e Exercício, Bárbara Alencar discursou em nome dos três e relacionou a importância da atuação no serviço público com o ingresso através de Lei de Cotas. “No tecido da representatividade, essa é uma maneira de corrigir uma profunda dissonância no nosso país. É um marco histórico. Ousamos sonhar e ingressar para os quadros do Ministério Público e hoje testemunhamos a posse de três servidores não só provenientes de cotas, mas de uma transformação social. As horas de dedicação e renúncia nos prepararam para assumir o compromisso de servir à sociedade. Isso não é apenas representatividade, mas o símbolo para continuarmos lutando por um sistema mais justo e inclusivo”, ressaltou Bárbara, que foi estagiária no MP em Juazeiro do Norte entre os anos de 2018 e 2019.
Segundo o secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, integrar novos servidores ao MPCE é parte de um movimento de qualificação e reforço nas atividades do MP. “Não se trata somente de aumentar o quantitativo de servidores. A missão inclui cumprir as funções ministeriais e poder servir à sociedade. Esse é sempre um momento muito especial, que marca a trajetória do servidor na instituição”, frisou.
A analista ministerial Carine Lessa contou que fazer parte do MP é a realização de um sonho. “Vou continuar estudando, em busca do meu crescimento pessoal e profissional. Foram muitas horas de dedicação, renúncia e lágrimas. Mas o resultado vem e estamos sentindo isso hoje, ao lado de quem sempre nos apoiou e esteve do nosso lado”, comentou. Para Cristiano Mendes, que atuou como guarda municipal de Fortaleza por oito anos, o momento é de rever o passado com gratidão. “Mesmo trabalhando muito, estudava cinco, seis horas por dia. Agora vou fazer o que quero, trabalhar dentro da minha formação de Ciências Contábeis e no Ministério Público. São dois sonhos realizados ao mesmo tempo”, comemorou.
Ambientação
Entre os dias 16 a 18 de agosto, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizará o Seminário de Ambientação para servidores empossados nesta segunda-feira (14/08). O evento, realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), acontecerá na Sala do Memorial da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Cambeba, das 8 às 14 horas.
O encontro objetiva desenvolver ações de inclusão, pertencimento e aprendizagem para ofertar a formação básica necessária à integração dos novos servidores ao MPCE. De acordo como o Provimento nº 29/2007, a atuação do Ministério Público será mais eficiente se os colaboradores e os órgãos auxiliares estiverem em permanente aperfeiçoamento para o exercício de suas atribuições.