MPCE em Juazeiro do Norte reforça que é proibido prefeito e vereadores declararem voto ou fazerem campanha para candidatos ao Conselho Tutelar 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 13ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, expediu na última quarta-feira (27/09) recomendação a todos os vereadores do município de Juazeiro do Norte, assim como ao prefeito, para que não vinculem suas imagens a qualquer candidato ao cargo de conselheiro tutelar do município. A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Flávio Côrte, orienta ainda que os agentes públicos do Executivo e do Legislativo se abstenham de fazer qualquer tipo de propaganda ou declarar voto nas redes sociais. 

De acordo com o procedimento administrativo, também é proibido o pedido de votos relacionados à campanha eleitoral do Conselho Tutelar a eventuais servidores efetivos, contratados ou comissionados. Isso vale para a Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Autarquias Municipais e demais órgãos municipais, sob pena de adoção das medidas cíveis, administrativas e criminais cabíveis. 

A vedação é prevista na Resolução nº 13/2023 do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), assim como no Edital nº 02/2023 do CDMDCA, que rege o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares. A votação para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar será no próximo domingo, 1° de outubro, em todo o território nacional. 

A medida foi tomada pelo órgão ministerial após denúncias aportarem na Promotoria de Justiça, relacionadas a possíveis candidatos ao cargo de conselheiros tutelares que estariam sendo “apoiados” por vereadores, inclusive com pedido de votos em postagens nas redes sociais.” 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br