Projeto Ouvidoria na Praça atende população em Caucaia nesta segunda (18)


O Projeto Ouvidoria na Praça, iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), esteve, nesta segunda-feira (18/09, atendendo a população de Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. Durante a ação, que esteve na Praça do Remo, no bairro Jurema, foram ofertados diversos serviços, como orientações sobre as atribuições do MP estadual, recebimento de denúncias, atendimento do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), emissão de documentos, aferição de glicemia e pressão arterial, entre outros.   
 
A Ouvidora- Geral do MPCE, procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina, destacou que o Projeto promove uma aproximação entre a instituição e a comunidade “A Ouvidoria na Praça busca trazer serviços de primeira necessidade para a população. Temos parcerias imprescindíveis para que esse trabalho dê certo. E a população os recebe de braços abertos, pois é importante para eles. Por isso, ficamos felizes em realizar este trabalho nas praças”, explicou. 
 
Evandro Sousa Lima, atualmente desempregado, diz que gostou da iniciativa do Projeto. “Vim aqui para tomar a vacina da Covid.  Acho que iniciativas como essa são ótimas para a comunidade, é mais prático e é próximo de casa.” Ele ainda trouxe a esposa, a vendedora de lanches, Maria Nadir da Costa, que veio tirar a 2° via do RG e aproveitar outros serviços ofertados. “O atendimento foi ótimo. Medi minha glicemia e fiz exame para descobrir o meu tipo de sangue. Recebi até massagem! Gostei muito da experiência”, disse. 
 
Esta edição contou também com o Vet Móvel, uma extensão da UPA dos animais, em parceria com a Prefeitura de Caucaia, que tem como objetivo o atendimento clínico e esclarecimento sobre os pets.  “Além do atendimento clínico, como a oferta de vacinas, o Vet Móvel traz a informação para mais perto das pessoas, principalmente em relação às doenças zoonológicas.”, disse a médica veterinária, Maria Eliane da Silva. A aposentada Samea Santiago levou sua gata Shitara para ser atendida. “Foi uma consulta de pós-operátorio. O atendimento foi ótimo, importante e esclarecedor”, disse satisfeita. 
 
Serviços oferecidos  

A equipe da Ouvidoria-Geral que estava no local levou aos cidadãos informações sobre as atribuições do MP estadual e suas unidades ministeriais especializadas, e sobre a Ouvidoria das Mulheres, além de ter recebido demandas direcionadas ao Ministério Público. O Decon também esteve na praça fazendo renegociação de dívidas de consumidores com bancos, empresas de telefonia e concessionárias de serviços como Cagece e Enel, recebendo ainda reclamações sobre problemas com produtos comprados e dando orientações sobre superendividamento.  

Os serviços ainda incluíam a emissão de documentos como RG (1ª e 2ª via) pelo Caminhão do Cidadão da Secretaria de Ação Social (SPS/CE). Também houve aferição de pressão arterial e glicemia, imunização, teste rápido para hepatite e HIV, atividade de prática corporal e orientações sobre saúde bucal. Essas atividades foram conduzidas pela Secretaria de Saúde de Caucaia e pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).  

Continuidade da iniciativa  

O sucesso da 1ª fase do Ouvidoria na Praça, ocorrida entre os meses de junho e julho em vários locais de Fortaleza (Praça José de Alencar, Passeio Público, Lagoa de Messejana, Praça do Ferreira e da Parangaba), fez com uma 2ª fase fosse estendida para os municípios da Região Metropolitana. Além de Caucaia, o projeto esteve em Aquiraz e, até novembro, será levado aos municípios de Maracanaú e Pacatuba.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

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