Espaço Cultural do MPCE promove exposição “Imaginário Popular” a partir da próxima segunda-feira (06/11)


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Departamento de Memória Institucional e Cultura da Secretaria de Comunicação, promove, a partir da próxima segunda-feira (06/11), a exposição “Imaginário Popular – Expressões, identidades e representações”, uma coletânea de obras de arte que retratam o imaginário do Nordeste. Nomes como Aldemir Martins, Stênio Diniz, Rosina Becker do Vale e Espedito Seleiro estão entre os 16 artistas que assinam os trabalhos feitos em xilogravura, óleo sobre tela e arte em couro.

A mostra é uma coletânea de quadros de artistas populares de várias regiões do país, com ênfase em produções de cearenses, que aborda memórias, crenças, valores e culturas e perpassa pelos aspectos da realidade, do imaginário e das peculiaridades do Nordeste que merecem ser compartilhadas. As obras fazem parte do acervo pessoal dos promotores de Justiça Danielle e Hugo Porto.

Espaço cultural
O Espaço Cultural do MPCE tem como propósito fomentar e impulsionar o trabalho de artistas plásticos, de músicos, além de profissionais do teatro, da dança, do audiovisual e de outras linguagens, democratizando, assim, o acesso da população aos bens culturais. O espaço não se limita a um lugar físico, sendo um conjunto de iniciativas do MPCE e também de parceiros para estimular o fazer artístico e contribuir com a disseminação de valores essenciais para o desenvolvimento da representação artística-cultural cearense.

SERVIÇO:

Exposição “Imaginário Popular – Expressões, identidades e representações”
Abertura da exposição: 06 de novembro de 2023
Local: Espaço Cultural da PGJ (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba, Fortaleza)
Horário: 09h às 16h
Visitação gratuita e aberta ao público

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br