A atuação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ganhou reconhecimento nesta quinta-feira (30/11), em Brasília, no Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Durante o evento, houve solenidade de entrega de troféus e certificados do Banco de Boas Práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do CNMP, como forma de incentivar e destacar esforços inovadores e eficazes desenvolvidos no MP brasileiro. Do Ceará, quatro boas práticas do MP Estadual foram reconhecidas e premiadas.
O reconhecimento nacional foi para os programas MP Sherlock, MP Custódia, Capacitação da Polícia Militar do Ceará e Booking para ANPPs (Acordos de Não Persecução Penal). O evento começou no dia 29 de novembro e terminou nesta quinta-feira (30/11). Representando o MPCE, estiveram presentes os promotores de Justiça Breno Rangel Nunes da Costa, coordenador do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (NATI); Juliana Silveira Mota Sena, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim); e o Analista de Tecnologia da Informação Dilthey Pontes Forte. O evento reuniu membros do MP brasileiro, autoridades públicas e especialistas que discutiram as iniciativas disseminadas para aprimorar a segurança pública e o sistema prisional.
Para a promotora de Justiça Juliana Mora, através da premiação e da publicidade em torno das iniciativas, é possível que os projetos sejam replicados pelo MP brasileiro em outros estados. “No caso do MPCE, fomos agraciados com quatro boas práticas na área de segurança pública, duas das quais de iniciativa do Caocrim: o Booking para ANPP, em parceria com a Seplan (Secretaria de Planejamento), e o Dialogando com a PM, projeto que permitiu a participação do Ministério Público no curso de capacitação da Polícia Militar, ambas com eficácia reconhecidas nacionalmente”, ressaltou.
No entendimento do promotor de Justiça Breno Rangel, a iniciativa é extremamente válida e inspiradora. “Através dela temos conhecimento das boas práticas adotadas por outros Ministérios Públicos, podendo reproduzir os cases de sucesso, catapultando a unidade ministerial, incentivando o desenvolvimento permanente da instituição e atuando de maneira eficaz em prol da segurança pública, do sistema prisional e do controle externo da atividade policial”, destacou. O evento foi transmitido em tempo real pelo canal oficial do CNMP no YouTube.