O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), empossou, na manhã desta sexta-feira (23/02), Ana Maria Gonçalves Bastos de Alencar no cargo de procuradora de Justiça. O momento ocorreu durante a 3ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do MPCE, realizada no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.
A nova procuradora de Justiça foi promovida por merecimento para a 53ª Procuradoria de Justiça (atuação na área cível) na 3ª Sessão Ordinária do Conselho Superior do Ministério Público, em 6 de fevereiro deste ano. A solenidade, também transmitida pelo canal do MPCE no YouTube, contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, além de membros e servidores do MP cearense, autoridades do município de Fortaleza e do Estado e convidados.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, destacou que a nova integrante do Colégio de Procuradores de Justiça do MPCE atuou com excelência não só nas Promotorias de Justiça por onde passou, mas também em órgãos de assessoramento do Ministério Público. “A doutora Ana Bastos teve um papel relevante no aprimoramento da atuação do Ministério Público e na implementação de soluções tecnológicas na instituição nos últimos anos”, complementou.
Em sua fala, a agora procuradora de Justiça Ana Maria Gonçalves Bastos de Alencar agradeceu aos familiares, amigos e integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário cearense pelo apoio e aprendizados ao longo dos 30 anos de serviços prestados ao MPCE. Ela ainda reafirmou que o compromisso com a instituição e com a sociedade cearense na segunda instância continuará o mesmo. “Nós que fazemos parte do Ministério Público temos infinitivas responsabilidades na defesa do Estado Democrático de Direito, da ordem jurídica e dos direitos fundamentais e indisponíveis”, ressaltou.
A procuradora de Justiça e decana do CPJ, Francisca Idelária Pinheiro, também ressaltou a atuação corajosa da nova procuradora de Justiça ao longo da carreira. ”É uma honra poder participar desse momento tão especial, representando o Colégio de Procuradores de Justiça”, salientou.
Presenças
Também compuseram a mesa da solenidade representando o MPCE as procuradoras de Justiça Maria Neves Feitosa (corregedora-geral do MP) e Isabel Pôrto (vice-ouvidora-geral), e a promotora de Justiça Daniele Fontenele (secretária dos Órgãos Colegiados em exercício e assessora de Desenvolvimento Institucional). Já a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) foi representada pela 1ª vice-presidente, promotora de Justiça Ana Vládia Gadelha.
A mesa ainda foi composta pela secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; a deputada estadual Juliana Lucena; o presidente interino da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Paulo Victor Martins; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, Vanja Fontenele; e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargador Durval Maia.