Decon Maracanaú promove roda de conversa sobre direitos do consumidor e prevenção de fraudes com alunos do Ensino Médio 


Alunos do Ensino Médio do Liceu Estadual de Maracanaú participaram, na manhã desta terça-feira (12/03), no auditório das Promotorias de Justiça de Maracanaú, de uma roda de conversa sobre direitos do consumidor e prevenção de fraudes, promovida pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) de Maracanaú. A ação fez parte da Semana do Consumidor 2024, que este ano tem como tema “Prevenção de fraudes e golpes nas relações de consumo”. 

Organizada pelo secretário-executivo do Decon de Maracanaú, promotor de Justiça Raimundo Magalhães Dantas Júnior, a palestra teve como objetivo principal conscientizar os jovens sobre as diversas fraudes e os riscos nas relações de consumos. “Por serem jovens e ainda estarem terminando sua formação, é o público-alvo ideal para criar uma geração de pessoas mais conscientes sobre o que é uma relação de consumo, como agir de modo saudável nesse mercado de consumo, como se prevenir de fraudes”, explicou o promotor de Justiça.  

Durante a roda de conversa, o secretário-executivo e os servidores do Decon de Maracanaú e da 10ª Promotoria de Justiça de Maracanaú, que atua na área de Defesa do Consumidor, apresentaram aos alunos um breve histórico sobre o surgimento do Dia do Consumidor, a criação do Código do Direito do Consumidor (CDC) e o sistema que criou os órgãos para a defesa do consumidor. Além disso, explicaram aos alunos como funciona o atendimento, as audiências de conciliação, a fiscalização e a aplicação de multas às empresas pelo Decon. Ao final, foi aberto espaço para questionamentos da plateia. 

O coordenador do Ensino Médio do Liceu de Maracanaú, Rejânio Silva, acompanhou os alunos e falou da importância da participação deles em eventos como esse. “Esse tipo de ação amplia o papel da escola na formação cidadã. Embora nós tenhamos pautas e temas que apontem para isso, nós ampliamos a temática melhor e também temos a própria vivência de conhecer outros espaços, equipamentos, serviços e direitos”, afirmou o educador. 

Para Ana Letícia Magalhães, estudante do 3º ano, a palestra foi excelente e uma forma diferenciada de aprender. “Achei uma palestra extremamente importante, pois precisamos dessas informações, até porque, nós ainda somos muito novos e estamos nos voltando agora para essas questões de compras, de vendas. Temos que saber o que temos que fazer, quem devemos procurar, aonde ir, quais direitos nós temos. Aprendi bastante coisa”, contou a jovem. 

De acordo com o estudante Carlos Daniel da Costa, também do 3º ano, a palestra foi boa para os alunos, “principalmente agora, que estamos entrando na fase adulta, até mesmo para aprendermos a não cometer e a não cair nesses golpes, como fraude, que é muito comum. A palestra foi muito importante, aprendemos muito bem como nos prevenir e denunciar, ou então ir até o Decon”. 

Semana do consumidor 2024 

A Semana do Consumidor 2024 conta com atividades em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Eusébio e Juazeiro do Norte até o dia 15 de março, em que é celebrado o Dia Mundial do Consumidor. A data faz referência à garantia de segurança, informação, liberdade de escolha e atendimento adequado na aquisição de produtos e prestação de serviços, inclusive para evitar danos ao consumidor. 

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