Após atuação do MP do Ceará, Prefeitura anuncia que irá incluir curso de Libras no programa Fortaleza Bilíngue


Após orientação do Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), a Prefeitura de Fortaleza irá incluir o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na lista de línguas ofertadas pelo programa Fortaleza Bilíngue. A atuação do MP do Ceará teve como objetivo conscientizar e informar o Município sobre a necessidade de ampliar o aprendizado e fluência da população em Libras, que é, atualmente, o recurso de apoio mais relevante à inclusão da pessoa surda.

Após o anúncio do programa, que oferta cursos de inglês, espanhol e francês, o Caocidadania constatou a ausência da Língua Brasileira de Sinais na grade, apesar de ser reconhecida nacionalmente como meio legal de comunicação e expressão. A solicitação, formalizada pelo promotor de Justiça Hugo Porto, que é coordenador auxiliar do Centro, também propôs que o curso disponibilizasse a mesma quantidade de vagas ofertadas nos demais cursos do programa. 

O Ministério Público compartilhou com a Prefeitura conhecimento e boas práticas sobre a necessidade da garantia de acessibilidade comunicacional, tendo, inclusive, a equipe do Caocidadania ministrado palestra sobre direito fundamental à acessibilidade para representantes da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), que coordena o programa.

Após os encontros, a coordenação do programa Fortaleza Bilíngue informou que pretende abrir turmas de Libras com vagas disponíveis para toda a população. No momento, já está definida uma capacitação de “Introdução à Libras” com servidores e colaboradores da gestão municipal, que será ofertada no final de maio, nos dias 23 e 29, e em junho, nos dias 6, 13 e 20.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br