O Ministério Público do Estado do Ceará e órgãos parceiros estão promovendo diversas atividades durante o mês de junho para conscientizar a população na prevenção à violência contra a pessoa idosa. A Campanha “Queremos Envelhecer”, que também celebra a beleza do envelhecimento, é uma parceria do MP do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania), com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), o Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar, com apoio da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi).
Para contribuir com a discussão, o MP do Ceará vai promover a exposição fotográfica “Memórias de Permanência” na Estação das Artes e no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza. Essa mostra apresenta o cotidiano das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), mostrando esses ambientes como um lugar de moradia, proteção e cuidado da pessoa idosa. Também está na programação o Seminário “Tratando o Envelhecimento com Responsabilidade” com o intuito de promover o debate e a participação dos órgãos do Sistema de Justiça e da sociedade civil sobre os direitos das pessoas idosas e a política de cuidado na questão do envelhecimento saudável.
Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos mostram um aumento de 38% nas situações de violência contra idosos no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Segundo a coordenadora do Caocidadania, promotora de Justiça Camila Leitão, esse panorama demonstra a necessidade de fortalecimento de medidas de conscientização e prevenção, assegurando o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os direitos fundamentais das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
A programação completa está disponível nas redes sociais do MP do Ceará e dos órgãos parceiros. Confira detalhes das atividades promovidas especificamente pelo Ministério Público:
Exposição Fotográfica “Memórias de Permanência ”
Quando? De 07 a 16 de junho
Onde? Pavilhão de Acesso da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza)
Exposição Fotográfica “Memórias de Permanência” e roda de conversa “Direito da Pessoa Idosa: das transversalidades que permitem viver a vida”
Quando? 22 de junho, às 17h
Onde? Praça do Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles, Fortaleza)
Seminário Tratando o Envelhecimento com Responsabilidade
Quando? 24 de junho, das 8h30 às 17h
Onde? Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Avenida General Afonso Albuquerque Lima, nº 130, Cambeba, Fortaleza)
Inscrições: cursos.mpce.mp.br