MP do Ceará participa de ação para prevenir e combater violência contra a mulher no Fortal 


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom), está entre os órgãos que integram a “Tenda Lilás”, ação que busca prevenir e combater os crimes de importunação sexual e violência contra as mulheres em grandes eventos. Desta vez, o serviço está no Fortal, funcionando durante os dias de folia (18 a 21 de julho). A equipe do núcleo está distribuindo material informativo sobre assédio e conscientizando os foliões sobre o combate à violência contra a mulher. 

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, visitou as instalações da tenda ao lado da vice-governadora do Estado, Jade Romero, e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá. “É importante essa articulação entre esses órgãos para que a gente possa atuar, no sentido de melhorar e possibilitar uma festa onde as pessoas realmente se divirtam, sem a preocupação ou reduzindo a preocupação com a violência, principalmente a violência de gênero”, afirmou. 

A coordenadora do Nuprom, promotora de Justiça Lívia Rodrigues, também acompanhou o trabalho. “É fundamental a participação da rede de proteção às mulheres vítimas de violência em eventos de grande porte, promovendo um canal direto de recebimento de denúncias e, principalmente, de acolhimento das vítimas no momento em que mais precisam. Estamos em campanha de conscientização para que estabelecimentos comerciais adotem o Protocolo Não é Não, a fim de alcançarmos o máximo de situações que demandem uma efetiva proteção às mulheres vítimas de violência”, enfatizou a promotora de Justiça, referindo-se à campanha do Nuprom “Eu respeito o Não” para cumprimento da Lei nº 14.786/23, de prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e para proteção à vítima.  

*Com informações e fotos do Governo do Estado. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br