“Eu visto essa causa”: MP do Ceará realiza campanha de combate à violência contra a mulher no Centro Fashion Fortaleza  


Os trabalhadores e visitantes do Centro Fashion Fortaleza contaram com uma rotina diferente nesta sexta-feira (30). O polo da moda cearense foi local de realização do evento “Eu visto essa causa”, iniciativa do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher do MP do Ceará, em parceria com a administração do estabelecimento comercial. A ação, que faz parte da campanha Agosto Lilás, contou com palestras e discussões sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha, e será realizada também neste sábado (31/08). 

“Nossa ideia é alcançar essas mulheres nos locais onde elas estejam frequentando, trabalhando ou fazendo compras. Nos deslocamos aos pontos de maior circulação e frequência para levar a campanha de conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra mulher ao máximo de pessoas possíveis”, destaca a coordenadora do Nuprom, promotora de Justiça Lívia Rodrigues, que ministrou o workshop “O que mudou com a Lei Maria da Penha?”. 

Colaboradoras e clientes do estabelecimento puderam tirar dúvidas e receberam material informativo. “Não teria um lugar melhor, porque eu que trabalho aqui há sete anos, só descobri agora muita coisa que eu não sabia. Muitas agressões a gente passa no dia a dia, dentro de casa, como a violência patrimonial, e eu só descobri por conta da palestra. Eu pensava que violência era só agressão física, como tapas”, relata a vendedora Maria José da Silva.  

Já a vendedora Maria Helena Sales se interessou pelos diferentes tipos de suporte que a lei oferece às mulheres. “Tem muitas mulheres que desconhecem o apoio que elas têm, como o apoio emocional. É muito importante que na hora que a mulher chegue para denunciar, às vezes machucada, que ela tenha o suporte afetivo da pessoa que está atendendo, para ela se sentir confortável em falar”, ressalta.   

Programação de sábado  

Neste sábado (31/08), as atividades iniciarão às 10h, com ações de conscientização nos diversos setores do Centro Fashion. Às 11h30, o evento terá música ao vivo e, no período da tarde, duas palestras. O primeiro workshop, às 13h30, terá como tema os 18 anos da Lei Maria da Penha e será apresentado pela juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, titular do 2º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza. Às 14h, será ministrada palestra sobre a atuação da Polícia Civil no combate à violência doméstica, com a delegada Aline Medeiros Pinheiro.   

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br