MP do Ceará e entidades parceiras realizam na capital ato em defesa dos direitos da população em situação de rua


O Ministério Público do Estado do Ceará realizou, na manhã desta sexta-feira (30/09), um ato em defesa da vida e da dignidade da população em situação de rua. A atividade, que ocorreu na Catedral Metropolitana de Fortaleza, contou com momentos de reflexão, orientação jurídica e atendimentos na área da saúde, além de café da manhã e almoço para a população atendida A ação teve parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secção Ceará, do Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP), do Centro Pastoral do Povo de Rua, da Comunidade Católica Shalom, da Obra Lumen e da Organização Cruz da Vida.

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, parabenizou a iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania) e das demais entidades envolvidas. “Esse momento em que o Ministério Público vai até a população mostra o cuidado que a instituição tem com a população em situação de rua. Queremos que essas pessoas se sintam acolhidas e abraçadas”, frisou.

Para a coordenadora do Caocidadania, promotora de Justiça Camila Leitão, a ação de hoje buscou garantir os direitos fundamentais dos atendidos, a partir de um atendimento resolutivo e humanizado. “Esse público-alvo necessita efetivamente de políticas públicas eficazes, em áreas como assistência social, moradia e segurança pública”, pontuou, acrescentando que é papel do Ministério Público, enquanto indutor de políticas públicas, “ser um agente transformador da realidade social dessas pessoas”.

Pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, o padre Clairton de Oliveira exaltou que a iniciativa permitiu “um resgate da dignidade espiritual, humana e social” dos cidadãos. “Isso tudo só foi possível graças à parceria de todas as entidades envolvidas para que o ato fosse um sucesso”, declarou.

Depoimentos

Marceliano Rodrigues, de 32 anos, está em situação de rua há pouco mais de um ano e esteve no local buscando orientações sobre a emissão de seu registro de nascimento. Lá, foi informado pela equipe do Caocidadania que deveria procurar a Defensoria Pública, sendo também encaminhado para atendimento com a equipe do Centro POP. “Quando a gente sai de casa e vai para a rua, a gente se sente meio desnorteado. Então, ter essa orientação é uma grande benção”, disse.

Quem também procurou os serviços oferecidos foi Sandra Xavier, de 42 anos, que deu entrada no pedido de aluguel social durante a ação para poder viver com mais dignidade. O benefício, segundo Sandra, vai evitar que ela tenha que ir para a rua toda vez que a venda de doces nos coletivos não for boa. “Você sente que o cuidado das pessoas que nos atenderam aqui é verdadeiro. Ver que as pessoas não estão nos olhando ‘torto’, que têm bom coração, é o que considero mais importante”, destacou.

Confira aqui a galeria de fotos do ato realizado na Catedral

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br