Uma manhã de acolhida, informação e cuidados é a proposta do “Ato pela Vida e pela Dignidade da Pessoa em Situação de Rua”, evento promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania) e entidades parceiras, que acontecerá no subsolo da Catedral Metropolitana de Fortaleza, nesta sexta-feira (30/08), das 8h às 12h. A atividade proporcionará momentos de reflexão, atendimentos na área de saúde e orientação jurídica.
A programação é direcionada à população em situação de rua de Fortaleza e começará com um acolhimento conduzido pela Obra Lumen, pela Comunidade Católica Shalom e pela Pastoral do Povo de Rua. Na sequência, o pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino de Oliveira, fará uma reflexão sobre partilha e solidariedade, refletindo sobre o ensinamento cristão de amar e cuidar do próximo.
Os atendimentos terão início às 9h. Os serviços na área de saúde serão prestados pela organização Cruz da Vida e por equipe de assistência social do Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro POP) Centro. Já a orientação jurídica será conduzida pelo MP do Ceará, com a presença de membros e servidores da instituição, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secção Ceará. Informações sobre Direitos Fundamentais, documentação e acesso à Justiça serão repassadas para os participantes, bem como direcionamento sobre demandas específicas que surgirem no local.
Programação do Ato pela Vida e pela Dignidade da Pessoa em Situação de Rua
08h – Acolhimento: Obra Lumen, Shalom e Pastoral do Povo de Rua.
Apresentação do Coral: Encantos da Rua.
08h30 – Momento de Reflexão com o Padre Clairton.
09h – Início dos atendimentos: de saúde pela organização Cruz da Vida e de assistência social pela Equipe do CENTRO POP Centro.
Orientação e encaminhamento jurídico pela OAB e MPCE.
12h – Encerramento dos Atendimentos e Reflexão Final.
SERVIÇO
Ato pela Vida e pela Dignidade da Pessoa em Situação de Rua
Data: 30 de agosto
Horário: das 8h às 12h
Local: Subsolo da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Rua Sobral – Centro
Público-alvo: população em situação de rua de Fortaleza