O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação, realizou, na última sexta-feira (9), apresentação sobre prevenção à violência nas escolas para educadores de escolas particulares. A ação, que faz parte do Programa “PREVINE – Violência nas escolas, não!”, foi realizada na Federação da Indústrias do Estado do Ceará, em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (SINEPE-CE).
A palestra foi ministrada pela coordenadora do Caoeduc, procuradora de Justiça Elizabeth Almeida e pelo assessor jurídico, Gabriel Carvalho. Durante o encontro, foi apresentado o programa, que tem como objetivo aprimorar o papel do espaço escolar como um ambiente seguro, com a criação de comissões formadas por três membros da unidade de ensino (diretor, professor e funcionário) com a função de articular ações de prevenção e proteção para os seus alunos. O encontro contou com a presença de 73 participantes, de 31 instituições privadas.
Também foi lançado cronograma de adesão ao PREVINE por parte de escolas particulares. As instituições que aderem recebem, gratuitamente, formação on-line com conteúdos de caráter introdutório, englobando temas relacionados à prevenção à violência.
Caso seja dirigente de uma escola privada e deseje saber mais sobre o PREVINE e sobre como aderir ao programa, visite a página da iniciativa na internet por meio do seguinte link.