Os moradores do bairro Rachel de Queiroz, em Fortaleza, receberam, na manhã desta quarta-feira (11/12), os serviços do projeto Ouvidoria na Praça. As ações foram realizadas na Praça das Artes Leonilson e incluíram orientação à população sobre as atribuições do MP, atendimento aos consumidores, além de serviços de emissão de documentos e cuidados com a saúde.
Durante toda a manhã, a van da Ouvidoria esteve no local orientando os cidadãos sobre seus direitos e os contatos das unidades ministeriais especializadas. “É muito importante esse contato próximo da população. Ela vê que o Ministério Público está com ela, está próximo, que ela pode procurar para fazer uma denúncia, uma manifestação, mas também para ser um agente de cidadania”, reforçou o assessor jurídico da Ouvidoria Geral do MP, promotor de Justiça Luciano Tonet.
Foi o caso do servidor público Jeferson Martins, que procurou a Ouvidoria do MP para tirar dúvidas quanto a uma situação relacionada ao seu trabalho. “Eu vim reivindicar meus direitos porque estou sendo lesado no trabalho. Fui muito bem atendido, foram muito solícitos com a minha demanda e vão encaminhar para o setor responsável para tentar resolver o problema”, declarou.
A equipe do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) também atendeu os consumidores, recebendo reclamações e fazendo renegociações de dívidas. Foi o serviço buscado pelo aposentado José Carlos Rodrigues, que enfrentava um problema quanto ao pagamento de uma conta. “Vim para fazer uma negociação relacionada a uma conta de energia. A gente veio fazer um acordo, e o Decon baixou e parcelou o valor”, afirmou.
Já a aposentada Aldemira Ramos estava indo para a academia e no meio do caminho conseguiu tirar a segunda via de sua identidade. “Eu achei ótimo porque eu já tinha ido no Vapt Vupt e não tinha dado certo, mas aqui foi ótimo, o atendimento foi muito bom”, comemorou.
Além do Caminhão do Cidadão, da Secretaria Estadual de Proteção Social (SPS), também estiveram presentes o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa, oferecendo atendimento por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). Além disso, também foram ofertados serviços de nutrição e fisioterapia pelos alunos do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), e aferição de pressão arterial, pela Secretaria Municipal de Saúde. “Eu passei umas sete horas e vi o rapaz montando aqui, então esperei para fazer a massagem e medir a pressão arterial. Foi ótimo, deu para relaxar, estão de parabéns pela iniciativa”, contou o aposentado Jonas Ferreira.