Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the photo-gallery domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wordpress/wp-includes/functions.php on line 6121
Atuação do MP do Ceará resulta em número recorde de júris na capital em 2024 - MPCE
Faça Aqui a sua busca

Atuação do MP do Ceará resulta em número recorde de júris na capital em 2024

O Ministério Público do Estado do Ceará participou de 714 julgamentos no Tribunal do Júri no ano de 2024, em Fortaleza. O número recorde representa um aumento de 29% em relação ao ano de 2023, quando 550 sessões foram realizadas, e de 243% em relação a 2022, primeiro ano pós-pandemia, quando 293 julgamentos ocorreram. Entre os fatores que contribuíram para o dado expressivo, estão o fortalecimento do Programa Tempo de Justiça e a prioridade dada pelas forças de segurança e integrantes do Sistema de Justiça à apuração e ao julgamento de crimes dolosos contra a vida, como homicídio, infanticídio, aborto e instigação ao suicídio.

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, comemora o resultado, que impacta diretamente na redução da sensação de impunidade. “Esse desempenho fortalece a confiança da população nas instituições e contribui para que tenhamos uma sociedade mais segura e justa para todos”, finaliza.

O secretário executivo das Promotorias de Justiça do Júri da capital cearense, promotor de Justiça Marcus Renan Palácio, destaca que o Projeto Tempo de Justiça tem ajudado a viabilizar não só um número maior de julgamentos, como também tem dado celeridade aos casos. “É possível citar casos em que o réu foi denunciado, processado, pronunciado, julgado e condenado em apenas dez meses. A média, em nível nacional, para processamento e julgamento de crimes dolosos contra a vida é de oito anos”, acrescenta.

No total, 13 promotores de Justiça atuam nas sessões do Tribunal do Júri na capital. O trabalho deles foi reconhecido no último mês de dezembro com o Prêmio Tempo de Justiça. A premiação reconheceu a qualidade do serviço prestado pelo MP do Ceará nos julgamentos.

Programa Tempo de Justiça

Criado em 2016, o Programa Tempo de Justiça tem como objetivo fazer com que os crimes dolosos contra a vida ocorridos em Fortaleza sejam julgados em até 400 dias. A iniciativa é uma ação conjunta do MP do Ceará, do TJCE, da Defensoria Pública do Ceará e da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

*Com informações do TJCE.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br