O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, se reuniu nesta quinta-feira (20/02), em Sobral, com membros de comarcas da 7ª Unidade Regional. O evento fez parte do “Conecta MP”, uma das iniciativas do programa MPCE+Digital. No encontro, foram abordados os projetos de melhoria na infraestrutura do Ministério Público na capital e no interior e as inovações tecnológicas disponíveis para auxiliar as atividades da instituição, além de novidades como a criação do Grupo de Apoio à Produtividade (GAPRO).
Na ocasião, as ferramentas digitais apresentadas foram o Sumarizador Criminal, a notificação de arquivamento de processos, a Jurisprudência GPT e o Copilot. Além das discussões sobre o uso de assistentes virtuais na rotina de trabalho, o PGJ Haley Carvalho também destacou as melhorias previstas na infraestrutura da instituição, como a construção das sedes as Promotorias de Justiça de Eusébio, Limoeiro do Norte e Iguatu, a expansão do prédio da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, e a reforma de 32 Promotorias de Justiça de Entrância Inicial, que funcionam nos fóruns.
“Vimos aqui membros, servidores e estagiários comprometidos e preocupados com a sua Promotoria de Justiça, com a comunidade e com o trabalho do Ministério Público. As demandas são sempre para o bem do trabalho coletivo e para a atuação do MP e dos colegas. A sensação que temos é de que todos estão cumprindo seu papel de transformação social para o qual nos destinamos e que é nossa missão”, ressaltou o PGJ.
Também estiveram presentes no Conecta MP as subprocuradoras-gerais de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; e de Administração, Juliana Cronemberger, além de secretários das áreas de Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Administração e Planejamento e Modernização Administrativa.
Visitas
Além da reunião, entre os dias 18 e 20, o PGJ visitou 13 comarcas da Região Norte, fortalecendo a aproximação e o diálogo institucional entre a Administração Superior e todos que integram o Ministério Público do Ceará. Nessa edição de fevereiro, o PGJ visitou as comarcas de Itarema, Acaraú, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Camocim, no dia 18; Granja, Uruoca, Coreaú e Cariré, no dia 19; e Marco, Santana do Acaraú, Massapê e Sobral, no dia 20.
“Quanto mais e melhor a gente entrega à sociedade, mais a gente fortalece a nossa instituição. Essas visitas têm sido importantes para além do acolhimento. A gente sente a empolgação das pessoas, profissionais olhando para o seu trabalho, pensando como melhorá-lo, visando a equipe. A gente chega para ouvir esses membros, servidores e estagiários no interior do estado e contribuir de forma conjunta para o avanço do nosso MP”, avalia o PGJ Haley Carvalho.
Depoimentos
Para o promotor de Justiça Jonas Veprinsky Mehl, titular da 8ª Promotoria de Justiça da comarca de Sobral, a iniciativa aproxima a Administração Superior de membros e servidores que estão fisicamente mais distantes. “O momento foi muito bacana e proveitoso para todos. Particularmente, tive a oportunidade de rever ferramentas e, já depois de experimentar, colocar em prática”, destacou.
O técnico ministerial Bruno Maia aproveitou a ocasião para ressaltar a sede das Promotorias de Justiça de Marco. “A nova infraestrutura garante mais visibilidade do Ministério Público no município. Além disso, dia a dia percebemos melhorias tanto para atender melhor a sociedade quanto para quem trabalha no órgão ministerial”, frisou, acrescentando que “as mudanças para o digital também impactam o trabalho e mostram a evolução do MP”.
Para a estagiária Áurea Beatriz Vasconcelos, da Comarca de Acaraú, o olhar atencioso para os estagiários é um diferencial na instituição. “Meu estágio está finalizando e eu pretendo, muito em breve, receber das mãos do procurador-geral de Justiça aquela pastinha vermelha. Admiro tudo que acontece no MP e quero voltar para a instituição como servidora efetiva”, pontuou.