MP do Ceará deflagra nova fase de operação que apura suspeita de desvio de cargas de madeira apreendidas em Tianguá


O Ministério Público do Estado do Ceará deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27/02), a 2ª Fase da Operação “Lignum”, que apura a suspeita de esquema envolvendo agentes públicos e empresários no desvio e destinação indevida de cargas de madeira apreendidas na Serra da Ibiapaba. A investigação é conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) do MP do Ceará e a execução da operação contou com apoio da Polícia Civil.

A operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão contra os investigados, na cidade de Tianguá. Além de documentos e equipamentos eletrônicos, foram apreendidos R$27.800,00 em espécie no endereço de um investigado. As medidas cautelares foram deferidas pelo 5º Núcleo Regional de Custódia e Inquéritos em Sobral e o material apreendido seguirá para análise do Nuinc.

Com o aprofundamento das investigações, o Nuinc investiga se houve desvio, de forma indevida, de seis cargas de madeiras que haviam sido destinadas à Delegacia Regional de Tianguá, após doação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As apreensões foram feitas por policiais militares e rodoviários federais, entre abril de 2020 e setembro de 2023.

1ª fase da operação

A primeira fase foi deflagrada em outubro do ano passado, resultando no afastamento de agentes públicos e cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão nas cidades cearenses de Ipu e Tianguá, bem como nos municípios piauienses de Teresina, Pedro II e Piripiri. O nome da operação faz referência à madeira em latim.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br