MP do Ceará sedia reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) 


O Ministério Público do Estado do Ceará sediou, nesta quinta-feira (13/03), a 2ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) em 2025. O evento ocorreu no Plenário dos Órgãos Colegiados, na Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, e contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, do procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios e presidente do CNPG, Georges Seigneur, e de membros do CNPG e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

O PGJ Haley Carvalho expressou a gratidão e a alegria pelo MP do Ceará ser o anfitrião do encontro do CNPG. “Eu agradeço de verdade a presença de vocês. Estou extremamente alegre em recebê-los aqui. O cearense tem um pouco disso, ele se alegra em receber”, declarou. 

O presidente do CNPG, Georges Seigneur, destacou o foco da reunião no tema de transformação tecnológica e a liderança do PGJ Haley Carvalho, que preside o Grupo Nacional de Tecnologia da Informação (GNTI) do Conselho. “Essa reunião tem a ver com a questão da tecnologia da informação e com a preocupação de o Ministério Público estar cada vez mais preparado para soluções que precisamos ter para atender melhor à sociedade”, afirmou.  

Essa reunião acontece de forma paralela com o Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos (Enastic MP), promovido em Fortaleza entre os dias 12 e 14 de março com foco nas ideias, soluções e experiências para impulsionar a transformação digital no Ministério Público brasileiro. 

Reunião 

Após a aprovação da ata da 1ª reunião ordinária do CNPG, realizada em Brasília no último dia 12 de fevereiro, o Conselho deliberou sobre notas técnicas para o enfrentamento da criminalidade, apresentação de informes em geral e a importância de parcerias institucionais com outros órgãos do Sistema de Justiça e do Poder Executivo, no acesso a sistemas e soluções tecnológicas.  

Os participantes também foram convidados para a reunião ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), programada para os dias 19 e 20 de maio de 2025, em formato virtual. Outros itens da pauta incluíram informes da presidência, boas-vindas a Alexandre Santiago, recém-empossado como PGJ no MP de Rondônia, e demais assuntos de interesse do Conselho.   

Sobre o CNPG 

Criado em 9 de outubro de 1981, o CNPG reúne os procuradores-gerais do Ministério Público dos Estados e da União e funciona na forma de um colegiado. O Conselho foi criado com o objetivo de defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público. É função do CNPG integrar os MPs de todas as unidades federativas; promover intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; e trabalhar pelo aperfeiçoamento da instituição, traçando políticas e planos de atuação uniformes ou integrados que respeitem as peculiaridades regionais.  

*Com informações do CNPG 

Ver galeria de fotos do evento AQUI

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br