Desafios da adoção são discutidos em palestra promovida pelo MP do Ceará


A palestra “Adoção e o Direito de Viver em Família: possibilidades e práticas virtuosas” reuniu nesta quinta-feira (15/05) membros da rede socioassistencial de Fortaleza e de diversos municípios cearenses, integrantes do Sistema de Justiça e da sociedade civil na sede da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), na capital. O evento foi realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOPIJ), Associação Acalanto Fortaleza e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da ESMP.

Durante a abertura, a presidente da Associação Acalanto Fortaleza, Eliane Oliveira, ressaltou a importância de priorizar as necessidades das crianças e adolescentes durante o processo de adoção. “O que a gente não quer é ver os jovens institucionalizados afastados da sociedade. Queremos ver eles sendo adotados ou retornando para a família de origem. A gente quer ver isso num tempo humanamente razoável”, frisou.

A palestra foi ministrada pela mestre em Direito da Criança, Família e Sucessões, Maria Barbara Toledo. Ela contou diversos relatos da atuação na área da adoção no serviço público e em diversos projetos e destacou a importância de dar aos pretendentes a condição de protagonistas no processo. O promotor de Justiça Lucas Azevedo, coordenador do CAOPIJ, falou sobre a relevância do tema para a sociedade. “Um evento como esse é uma oportunidade de trocar experiências e avaliar os desafios que ainda não superamos no campo da adoção. E também temos que reconhecer os avanços que tivemos até aqui”, reforçou.

A mesa de abertura também contou com presença de representantes de órgãos públicos como a Prefeitura de Fortaleza, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e da Defensora Pública Geral do Estado do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br