Faça Aqui a sua busca

MP denuncia integrantes de organização criminosa acusados de matar comerciante em Itapajé por não pagar valor integral de extorsão

O Ministério Público do Ceará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Itapajé e do Grupo de Apoio ao Júri (GAJURI), denunciou três integrantes de uma facção criminosa acusados de ordenar e executar o assassinato do comerciante A.R.L.B. O crime ocorreu em 17 de agosto de 2025, no bairro Santa Rita, em Itapajé, após a vítima pagar valor inferior ao exigido pela facção criminosa para manter o funcionamento de seu comércio.

De acordo com a denúncia, o comerciante vinha sendo extorquido pela organização criminosa a pagar o valor de R$ 1 mil para manter seu negócio funcionando. A vítima, no entanto, só conseguiu pagar R$400,00. O valor menor foi interpretado como descumprimento, levando a liderança da facção a autorizar sua execução. O executor recebeu a arma e foi até o estabelecimento da vítima, onde, sob o pretexto de entregar um celular para que ele atendesse uma ligação, efetuou disparos fatais. O autor dos disparos foi preso durante as diligências policiais que investigaram o crime.

Na peça acusatória, o Ministério Público requereu que os denunciados sejam levados a julgamento pelo Tribunal do Júri, pela prática de homicídio qualificado (art. 121, §2º, incisos I, III e IV, c/c art. 29, do Código Penal) e participação em organização criminosa armada (art. 2º, §2º, da Lei nº 12.850/2013). O órgão ministerial também pediu que seja fixado valor mínimo de indenização em favor dos familiares da vítima.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br